Cápsula do tempo e inauguração de totem encerram atividades dos 60 anos da Escola de Engenharia
19 de dezembro de 2013

geraldoOs eventos tiveram início com uma reunião da Congregação, órgão deliberativo de instância máxima da Escola, e teve continuidade com a inauguração do totem.

O diretor da EESC, Geraldo Roberto Martins da Costa, inaugurou a placa na companhia do funcionário mais antigo e da funcionária mais nova presentes no local, Luis Fortes Blotta e Patrícia da Silva Carvalho.

“São vocês, funcionários da Escola de Engenharia, que fizeram com que nossa Escola alcançasse o patamar de excelência que alcançou e que hoje integra um grupo seleto, reconhecido por diferentes rankings internacionais. Hoje é o dia de agradecer a contribuição de vocês por sermos referência nacional na área de Engenharia”, falou emocionado o diretor.

A ocasião foi especialmente marcada pelo enterro de uma cápsula do tempo que deverá ser aberta no ano de 2053, quando a Escola completará 100 anos. Construída pelo Serviço de Manutenção e Obras da Escola de Engenharia, a cápsula é constituída de aço inoxidável e possui forma cilíndrica.

Dentro da cápsula os alunos e servidores colaboraram com o conteúdo escrevendo depoimentos sobre os desafios da Engenharia, projeções das atividades da EESC, da USP e da universidade pública, desafios da humanidade, projeções para a cidade, estado e/ou país, perspectivas profissionais e outras mensagens que pudessem interessar aos sucessores.

Além dos depoimentos, foram colocados no recipiente registros dos eventos comemorativos dos 60 anos que ocorreram este ano, algumas fotos e o jornal do dia. “Queremos, de alguma forma, registrar o que temos hoje e colocar nossas esperanças para que lá na frente tenhamos uma Escola muito melhor ou mesmo servir como uma injeção de ânimo para mostrar o quanto fizemos pela EESC”, declarou da Costa

eesc totem funcionarios 2013

Pensando no dia em que a cápsula será aberta, a professora Liliane Ventura Schiabel, do Departamento de Engenharia Elétrica (SEL) da EESC, acompanhada de seu marido e também professor do SEL, Homero Schiabel, levaram seus filhos André e Caio, de respectivamente 12 e 15 anos, para assistir ao enterro da cápsula com a intenção de que eles possam participar da abertura do recipiente daqui 40 anos. “Eu, meu marido e meu pai, Aldo Ventura, que também foi professor na EESC, deixamos uma mensagem para que eles possam saber o que estávamos pensando no passado e que não se esqueçam de desenvolver tecnologias para o futuro mantendo, principalmente, as funções humanas”, contou a professora.

A cápsula do tempo foi enterrada junto ao Portal das Décadas, obra formada por uma escultura interativa de pórticos metálicos, na qual cada peça representa uma década de fundação da EESC, formando uma passagem para os pedestres que cruzam diagonalmente a praça. O Portal está localizado ao lado do Bloco E-1.

Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação EESC

{gallery cols=4}/noticias/capsula_totem{/gallery}