Equipes da EESC participam da competição Baja SAE Brasil
Neste ano o torneio será disputado por 72 equipes, provenientes de 66 universidades de 18 estados brasileiros e do Distrito Federal. As três equipes que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o Brasil na competição internacional do Baja SAE.
Os carros são projetados e construídos pelos próprios estudantes de engenharia, sob a orientação de um professor. A equipe também é responsável pela alocação e administração de recursos financeiros do projeto, além de viabilizarem o patrocínio com diversas empresas de engenharia.
Os veículos passam por avaliações estáticas e dinâmicas, nas quais são realizadas análises do projeto, testes de tração, aceleração e velocidade máxima. A prova mais esperada é o enduro de resistência, na qual o protótipo corre em condições severas numa pista de terra durante quatro horas.
“A introdução de novas tecnologias e sua aplicação sistêmica em benefício da sociedade é a filosofia que norteia as competições de engenharia da SAE BRASIL, com as quais visamos estimular os estudantes para a inovação e ajudá-los na qualificação exigida pela indústria”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.
Para mais informações sobre o evento, acesse o site do Baja SAE Brasil.
Programação
Quinta-feira, dia 13 – avaliações de segurança e inspeção técnica.
Sexta-feira, dia 14 – avaliações de segurança, inspeção técnica e apresentações de conforto e projeto.
Sábado, dia 15 – repescagem de segurança, provas dinâmicas (dirigibilidade, conforto, tração, velocidade e subida de rampa) e finais de apresentação de projeto.
Domingo, dia 16 – formação do grid de largada, enduro de resistência e cerimônia de encerramento.