Docente da EESC participa da VI Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade
23 de maio de 2014

eesc professor victor ranieri conferencia.siteO evento foi uma realização da Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo, com correalização do SESC São Paulo e o apoio da EESC e do Laboratório de Educação e Política Ambiental, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) da USP.

A Educação Ambiental traz, em seu bojo, diversos “mundos”, como ricos e pobres, norte e sul, educação ambiental tradicional e crítica entre outros. É necessária uma abordagem coerente para estes “mundos” visando o trabalho colaborativo e a discussão sobre os caminhos para o enfrentamento dos nossos problemas socioambientais.

O objetivo principal da Conferência foi compartilhar experiências internacionais e locais em educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o estabelecimento de redes articuladas nessas áreas.

“O Brasil é uma referência para outros países em razão dos estudos avançados e aplicações nas áreas de educação ambiental e sustentabilidade, por essa experiência o interesse por parcerias em projetos e pesquisas, como as desenvolvidas pela USP, aumenta”, comentou Ranieri.

Durante o evento também foram destacadas as questões de urbanização e seus efeitos associados, tais como a perda da biodiversidade e da qualidade de vida, os problemas de transporte público, as questões de gestão de resíduos, a migração rural-urbana e outros desafios.

Em contrapartida foram discutidas propostas para fortalecer parcerias entre as diferentes instituições que atuam nas áreas temáticas do evento, além de fomentar estratégias e fornecer subsídios às políticas públicas nos países em desenvolvimento, buscando aproveitar os biomas e as ricas diversidades.

“A vulnerabilidade da biodiversidade, as ligações histórico-culturais e as rápidas mudanças que estão ocorrendo nos contextos biofísicos e sociais são características comuns entre os países que buscam avançar os conhecimentos em educação ambiental e sustentabilidade”, explicou o docente.

No evento estiveram presentes 240 participantes de todo o Brasil e de outros 18 países, entre educadores, pesquisadores, funcionários do governo, acadêmicos, gestores, agentes de áreas protegidas, agentes decisores, representantes de ONGs e indivíduos envolvidos na educação, sensibilização e comunicação ambiental.

No total foram expostos 160 trabalhos em três áreas: educação ambiental e biodiversidade; educação ambiental em escolas e instituições de ensino superior; e educação ambiental e gestão participativa em comunidades rurais e tradicionais.

Alguns dos trabalhos apresentados – orais e pôsteres – serão publicados nos anais da Conferência, com os objetivos e os resultados do evento. Os participantes que tiveram suas apresentações inseridas no caderno de resumos terão até o dia 30 de maio para submeter os trabalhos completos à aprovação da Comissão Científica e posteriormente avaliação de dois pareceristas independentes.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC