Docente da EESC participa da VI Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade
O evento foi uma realização da Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo, com correalização do SESC São Paulo e o apoio da EESC e do Laboratório de Educação e Política Ambiental, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) da USP.
A Educação Ambiental traz, em seu bojo, diversos “mundos”, como ricos e pobres, norte e sul, educação ambiental tradicional e crítica entre outros. É necessária uma abordagem coerente para estes “mundos” visando o trabalho colaborativo e a discussão sobre os caminhos para o enfrentamento dos nossos problemas socioambientais.
O objetivo principal da Conferência foi compartilhar experiências internacionais e locais em educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o estabelecimento de redes articuladas nessas áreas.
“O Brasil é uma referência para outros países em razão dos estudos avançados e aplicações nas áreas de educação ambiental e sustentabilidade, por essa experiência o interesse por parcerias em projetos e pesquisas, como as desenvolvidas pela USP, aumenta”, comentou Ranieri.
Durante o evento também foram destacadas as questões de urbanização e seus efeitos associados, tais como a perda da biodiversidade e da qualidade de vida, os problemas de transporte público, as questões de gestão de resíduos, a migração rural-urbana e outros desafios.
Em contrapartida foram discutidas propostas para fortalecer parcerias entre as diferentes instituições que atuam nas áreas temáticas do evento, além de fomentar estratégias e fornecer subsídios às políticas públicas nos países em desenvolvimento, buscando aproveitar os biomas e as ricas diversidades.
“A vulnerabilidade da biodiversidade, as ligações histórico-culturais e as rápidas mudanças que estão ocorrendo nos contextos biofísicos e sociais são características comuns entre os países que buscam avançar os conhecimentos em educação ambiental e sustentabilidade”, explicou o docente.
No evento estiveram presentes 240 participantes de todo o Brasil e de outros 18 países, entre educadores, pesquisadores, funcionários do governo, acadêmicos, gestores, agentes de áreas protegidas, agentes decisores, representantes de ONGs e indivíduos envolvidos na educação, sensibilização e comunicação ambiental.
No total foram expostos 160 trabalhos em três áreas: educação ambiental e biodiversidade; educação ambiental em escolas e instituições de ensino superior; e educação ambiental e gestão participativa em comunidades rurais e tradicionais.
Alguns dos trabalhos apresentados – orais e pôsteres – serão publicados nos anais da Conferência, com os objetivos e os resultados do evento. Os participantes que tiveram suas apresentações inseridas no caderno de resumos terão até o dia 30 de maio para submeter os trabalhos completos à aprovação da Comissão Científica e posteriormente avaliação de dois pareceristas independentes.
Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC