Bem-vindos! EESC recepciona calouros estrangeiros de intercâmbio
07 de agosto de 2014

eesc recepcao calouros estrangeiros caron 4 edited site

No total foram recebidos 38 estudantes vindos dos países Alemanha, França, Espanha, Colômbia, México, Peru, República Dominicana e Chile, matriculados em disciplinas nas áreas de engenharia de produção, engenharia aeronáutica, engenharia mecânica, engenharia elétrica e engenharia civil.

O presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCint), Eduardo Morgado Belo, procedeu à abertura do evento dando as boas-vindas aos calouros de intercâmbio e realizou uma breve apresentação sobre os campi da USP, a localização das áreas 1 e 2 em São Carlos e suas unidades, além dos departamentos da EESC, serviços e a infraestrutura acadêmica oferecida.

eesc recepcao calouros estrangeiros caron 1 site“É importante e interessante constatar que não estamos apenas mandando nossos alunos ao exterior, mas que estamos cada vez mais recepcionando estudantes estrangeiros, pois isso representa o quanto a Escola é prestigiada em outros países”, comentou Belo.

Na oportunidade o professor aproveitou para informar os presentes sobre o curso de língua portuguesa que será oferecido aos estrangeiros e que deve ter início no final do mês de agosto.

Provenientes de convênios internacionais celebrados pela USP e a EESC com instituições credenciadas da América Latina e Europa, os alunos estrangeiros devem ficar na Escola pelo período de um a dois semestres, conforme o interesse e a disponibilidade de vagas para prorrogação.

O estudante Roberto Antonio Mercado Angustia é o primeiro visitante da República Dominicana a participar de um intercâmbio na Escola e está cursando disciplinas do curso de Engenharia Civil. “Sobre tudo que pesquisei da EESC, esta é a melhor instituição latino-americana para cursar engenharia. Tenho planos de retornar posteriormente para ingressar em um programa de pós-graduação”, afirmou o estudante.

O francês Alexandre Adelle está cursando Engenharia Aeronáutica e também relatou que optou pela EESC para expandir seus conhecimentos e oportunidades de trabalho. “Tenho vontade de trabalhar no Brasil após concluir a graduação, pois aqui o mercado de trabalho é mais extenso e a Escola possui ótimas referências na área de engenharia”, concluiu.

Durante o evento, as servidoras Renata Ruzzi, chefe do Serviço de Estágios e Relações Institucionais, Flávia Helena Cassin, chefe da Seção de Atendimento ao Usuário da Biblioteca, Rose Marta Marques Lourenço, da Seção Técnica de Informática, e o funcionário Bruno Sevciuc – que substituiu a servidora Priscilla Damasceno Benetti, do Serviço de Graduação – apresentaram detalhes da estrutura acadêmica, plataformas eletrônica de apoio e programas oferecidos aos alunos.

Entre as novidades apresentadas está a rede wireless Eduroam (Education Roaming), um serviço de acesso à internet, em fase experimental na EESC, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. O serviço provê o acesso seguro e sem fio à rede mundial sem a necessidade de múltiplos nomes de usuário e senhas, deste modo, um pesquisador visitante na USP pode utilizar sua própria identificação ligada à instituição origem para se conectar à rede sem fio da USP, o que também ocorrerá para nossos alunos e pesquisadores em visita a instituições no exterior.

eesc recepcao calouros estrangeiros caron 3 siteO estudante de Engenharia de Produção e membro do Programa USP Recicla, Maicom Brandão, exibiu os trabalhos desenvolvidos no Campus na área de sustentabilidade. Também estiveram presentes os alunos da EESC Marcos Rogério Figueiredo de Andrade, Gabriela Bottene Perche e Marcus Vinicius Pereira de Oliveira, participantes do USP iFriends – um programa de recepção aos estudantes estrangeiros que tem como objetivo integrar os visitantes a comunidade acadêmica local. O grupo divulgou uma programação de festa e passeios organizados especialmente para que os estudantes de intercâmbio possam conhecer melhor a cultura e o turismo do Brasil.

Ao final do evento foi oferecido um coffee-break no Espaço Primavera, localizado no piso térreo do Bloco E-1, para confraternização dos alunos.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

{gallery cols=4}/noticias/2014/recepcao_estrangeiros/galeria{/gallery}