Reitor da USP empossou novo diretor da EESC
A solenidade foi realizada no Anfiteatro Jorge Caron da EESC e contou também com a presença do prefeito do campus da USP em São Carlos, Marco Henrique Terra, de diretores de unidades de diversos campi da Universidade, de vereadores da Câmara Municipal de São Carlos, de representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP) e de outros órgãos de importância na área. Servidores técnicos, administrativos e docentes, bem como alunos de diversos cursos de graduação e pós-graduação, amigos e familiares de Varoto também prestigiaram a cerimônia.
Afirmando estar muito honrado e orgulhoso, o novo diretor procedeu à leitura do Termo de Compromisso, passando em seguida a palavra ao secretário geral que leu o Termo de Compromisso de Posse e recolheu as assinaturas dos componentes da mesa.
Um momento de muita emoção foi o discurso pessoal de agradecimentos, no qual Varoto afirmou a imensa satisfação de ser empossado gestor de uma das melhores escolas de engenharia do país e a honra de poder colaborar ainda mais com o crescimento e o destaque acadêmico e social da Escola.
“É uma honra me juntar a um seleto grupo de pessoas que exerceram tão importante função. Ao longo de minha convivência aprendi vários ensinamentos que inevitavelmente serão de grande valia para este momento. É de fundamental importância que continuemos investindo recursos nesse processo de consolidação institucional, bem como na revitalização curricular, da infraestrutura física e dos cursos oferecidos pela EESC. Quero também contribuir para firmação da Escola como uma instituição de pesquisa de classe mundial”, salientou Varoto.
Ele ainda destacou que o principal ativo de uma instituição é o seu material humano, cujo efetivo engajamento na construção e implementação potencializa alcançar o sucesso de um projeto de gestão. “Desta forma o diretor da Escola deve acima de tudo atuar com um facilitador. Os atos administrativos e o amplo diálogo são regidos pelos princípios básicos da administração pública, buscando sempre a eficiência na gestão administrativa da Escola”, destacou.
Durante o evento foi apresentado o novo quadro da galeria de ex-diretores, no qual figura o professor Geraldo Costa, o qual também recebeu como homenagem um quadro com a ilustração do Portal das Décadas e do Bloco E-1, dois ícones da EESC. No ensejo, o prefeito Altomani também presenteou Zago, Varoto e Costa com uma miniatura artesanal da árvore araucária, símbolo da cidade de São Carlos. A mãe e a esposa do novo diretor, Luzia Migliato Varoto e Vania Aparecida Gurian Varoto, respectivamente, também foram agraciadas com a entrega de buquês de flores durante a cerimônia.
Encaminhando-se para o encerramento da solenidade, Zago saudou cada autoridade da mesa e da plateia, e afirmou que ser diretor de uma unidade da USP não é um feito trivial, tampouco um evento de importância menor, pois demanda liderança acadêmica, capacidade de gestão e habilidade política. Ser eleito e assumir o cargo exige um processo de adequação que muitas vezes se prolonga por meses.
“O eleito passa a ser reconhecido pela Reitoria e pela USP como o representante de toda comunidade acadêmica que o escolheu. Por mais uma vez temos a troca de mandato, quando um professor competente termina sua gestão e outro igualmente competente e entusiasmado assume o cargo. Por isso a Universidade está tranquila e agradecida à Escola pela escolha que foi feita”, declarou o reitor.
A cerimônia marcou a posse de Varoto que já havia assumido a Diretoria da Escola no dia 24 de fevereiro, como o diretor eleito, junto com os assessores administrativos Edmundo Escrivão Filho e Marcelo Areias Trindade. O mandato da nova gestão será de quatro anos.
Propostas e diretrizes
Apesar dos desafios presentes encontrados nos processos administrativos, acadêmicos e financeiros, o diretor destacou que seus projetos futuros visam otimizar a forma de trabalho. “Uma coisa muito interessante é que ao assumir a Diretoria me deparei com algumas demandas, mas em contrapartida constatei que a Escola tem uma agilidade e autonomia muito boas. Desta forma, pretendo contribuir para melhorar os processos e o dia a dia das pessoas para que trabalhem mais satisfeitas e dispostas”, destacou.
Nas áreas de ensino e pesquisa, o diretor empossado também apontou novos planejamentos que têm o objetivo de melhorar a organização dos cursos da Escola. Segundo ele, as ações na graduação pretendem investir nas estruturas curriculares para modernizá-las, oferecer mais oportunidades de atividades extracurriculares aos alunos, além de reforçar e dar mais incentivo para as atividades já existentes. O mesmo empenho será dado aos programas de pós-graduação. “Vamos trabalhar para que, cada vez mais, a EESC seja vista como uma escola de excelência e qualidade, formando profissionais de alto nível técnico e científico, produzindo novos conhecimentos na pesquisa e contribuindo para fortalecer mais a nossa relação com a sociedade”, ressaltou Varoto.
Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC
Fotos: Keite Marques
{gallery cols=4}/noticias/2015/posse_varoto/galeria{/gallery}