Grupo da USP São Carlos ganha título inédito com futebol de robôs
17 de outubro de 2016
Atualizado: 02 de dezembro de 2016
Compartilhe: Warthog Robotics, grupo de robótica da USP São Carlos, foi o campeão da edição deste ano da Latin American Robotics Competition (LARC) na categoria Small Size League. A competição fez parte da Robotica 2016, uma série de eventos que foram realizados simultaneamente entre os dias 8 e 12 de outubro, em Recife, Pernambuco.

&source=Escola%20de%20Engenharia%20de%20S%C3%A3o%20Carlos" id="linkedin-share-btt" rel="nofollow" target="_blank" class="linkedin-share-button"> Warthog Robotics, grupo de robótica da USP São Carlos, foi o campeão da edição deste ano da Latin American Robotics Competition (LARC) na categoria Small Size League. A competição fez parte da Robotica 2016, uma série de eventos que foram realizados simultaneamente entre os dias 8 e 12 de outubro, em Recife, Pernambuco.

+https%3A%2F%2Feesc.usp.br%2Fnoticias%2Fposts_s.php?guid=grupo-da-usp-sao-carlos-ganha-titulo-inedito-com-futebol-de-robos" target="_blank">

 eesc warthog

 

O grupo, vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e ao Centro de Robótica de São Carlos (CROB), todos da USP, já possui diversos títulos em outras categorias do torneio, mas foi a primeira vez que venceu na modalidade Small Size. Nessa categoria, os times contam com seis robôs cada, um goleiro e mais cinco na linha, que disputam a partida de forma autônoma, ou seja, sem nenhuma intervenção humana. “O desenvolvimento de um projeto como esse é bastante complexo e leva anos para se tornar competitivo”, explica Rafael Lang, diretor geral do grupo. “Estamos muito felizes por chegarmos a esse resultado a partir de algo iniciado em 2011 com a fundação do Warthog e que só foi possível com o apoio da Universidade e de nossos parceiros”, completa Lang.

 

Na partida final da competição, o Warthog venceu a equipe do Centro Universitário FEI, seu principal rival na modalidade, pelo placar de 3 a 1. “Foi um trabalho de anos de persistência. Demos continuidade, amadurecemos e desenvolvemos diversas pesquisas nesses robôs, tanto em termos de hardware quanto software”, comemora Roseli Romero, professora do ICMC que orienta o grupo juntamente com o professor Ivan Nunes da Silva, da EESC.

 

eesc warthog equipe

 

Por Assessoria de Comunicação do ICMC-USP


Veja também