Eleição para reitor e vice-reitor da USP será no dia 30 de outubro
A Assembleia Universitária elegerá, em sistema de turno único, as chapas dentre as quais sairão os principais dirigentes da Universidade para o período de 2018-2022. Fazem parte dessa Assembleia os membros do Conselho Universitário, dos Conselhos Centrais, das Congregações das Unidades e dos Conselhos Deliberativos dos Museus e dos Institutos Especializados.
O reitor e o vice-reitor, professores titulares da USP, serão nomeados pelo governador do Estado a partir da lista tríplice de chapas que resultará dessa eleição.
Uma das novidades deste processo eleitoral é que a votação e a apuração dos votos serão realizadas por meio de sistema eletrônico, sob a coordenação da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade e da Secretaria Geral.
Inscrição das chapas
A inscrição das chapas dos candidatos a reitor e vice-reitor deverá ser realizada entre os dias 15 e 22 de setembro, acompanhada de programa de gestão a ser implementado, súmula biográfica destacando os aspectos relevantes para o cargo e declaração de desincompatibilização do cargo.
Os candidatos deverão se desincompatibilizar de funções de chefia ou direção exercidas a partir da inscrição da candidatura.
A Comissão Eleitoral divulgará, no dia 25 de setembro, às 17 horas, no site da Secretaria Geral, a lista das chapas que tiverem seus pedidos de inscrição deferidos.
Está prevista a promoção de três debates públicos entre os candidatos, no período de 2 e 20 de outubro, que serão coordenados pela Comissão Eleitoral, sendo pelo menos um no campus de São Paulo e dois nos campi do interior.
Consulta à comunidade
A consulta à comunidade universitária sobre a escolha de reitor e vice-reitor será realizada eletronicamente no dia 23 de outubro, das 9 às 18 horas.
Poderão participar docentes e funcionários da ativa e todos os estudantes de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados na Universidade. A consulta terá caráter indicativo à Assembleia Universitária, a quem cabe a eleição dos dirigentes, e será estratificada segundo as categorias funcionais da Universidade, apurando-se em separado os votos. Cada eleitor terá direito a um voto, podendo indicar até três chapas.
O resultado da consulta em cada uma das categorias será divulgado no mesmo dia, 23 de outubro.
Por Adriana Cruz do Jornal da USP Foto: Adaptação de Cecília Bastos / USP Imagens
informação
Assessoria de Imprensa da USP Tel.: (11) 3091-3300 e 3091-3220 E-mail: imprensa@usp.br