Equipe da EESC realiza projeto de extensão na área de saneamento em Porto Velho (RO)
20 de fevereiro de 2018

eesc projeto porto velho
Equipe do projeto em visita ao Parque Municipal para conhecer o ecossistema amazônico.

Um dos enfoques está na mobilização e capacitação de atores-chave do saneamento (prefeituras; operadoras; agências de regulação; organizações da sociedade civil; e representantes de instituições não governamentais com ação em áreas de assentamento precário e contexto vulnerável). De acordo com o professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS) da EESC e coordenador do projeto, Tadeu Malheiros, esse enfoque permite complementar a formação social, técnico-científica e pessoal de discentes de graduação dos cursos de Engenharia Ambiental e Civil da EESC, trazendo uma proposta de trabalho dinâmica, fora da sala de aula.

Durante a segunda semana de fevereiro, os alunos estiveram no município de Porto Velho (RO) realizando a primeira etapa, que incluiu atividades de visitas a campo nas áreas de assentamento precário, reuniões com atores-chave no tema do projeto e diagnósticos dos serviços de saneamento do município. Segundo o estudo do Instituto Trata Brasil realizado a partir da base de dados de 2015 do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), Porto Velho está na posição 97 entre 100 cidades que foram avaliadas segundo a evolução dos indicadores de água, esgotos, investimentos e perdas de água.

Para a aluna do curso de Engenharia Ambiental e estagiária da equipe, Bárbara Walderramos Lupino, os estudantes querem entender as demandas reais da cidade. "São muitas as diferenças entre os Estados e entre as necessidades das comunidades em áreas de vulnerabilidade social, e esse projeto de extensão possibilita uma visão crítica e social importante para formação do engenheiro". Compõem também a equipe, as alunas de graduação da Engenharia Ambiental Thalita Melo e Maria Chade, e o aluno do curso de Engenharia Civil Gabriel Slan.

O principal produto esperado a partir desse trabalho é o diagnóstico participativo quanto ao planejamento, gestão, gerenciamento, sensibilização e capacitação dos atores-chave em relação ao tema de universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

informação

Professor Tadeu Malheiros Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC Tel.: (16) 3373-9524 E-mail: tmalheiros@usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC Imagem: Professor Tadeu Malheiros

eesc projeto porto velho slide