Áreas de escape para caminhões em declives longos e íngremes são dispositivos capazes de reter caminhões sem freios e podem aumentar significativamente a segurança viária, evitando acidentes e potencialmente reduzindo mortes, danos pessoais e prejuízos materiais. O professor Setti foi pioneiro no estudo desse tipo de dispositivo, com o mestrado de Paulo Rogério Zanoli, defendido em 2003.
Em 2011, a Autopista Litoral Sul já tinha um dispositivo em funcionamento e solicitou aos docentes uma análise indicando a localização mais adequada de novos dispositivos de área de escape. Em dezembro de 2019, a rampa de escape do km 667 com extensão de 150 metros foi finalizada, e os ensaios de homologação estão em andamento. O primeiro ensaio foi realizado entre os dias 11 e 12 de dezembro, nos quais duas combinações diferentes de caminhões (três e seis eixos) foram instrumentados e, com um piloto profissional, o caminhão foi lançado na área de escape em diferentes velocidades, entre 70 a 120km/h. Em 2020, outros ensaios estão propostos com outras combinações de caminhões, a fim de garantir o adequado funcionamento do dispositivo.
Os ensaios tiveram a supervisão da Arteris e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e os caminhões foram cedidos pela Volvo caminhões.
Confira o vídeo da reportagem produzida pela Rede Globo.
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Professor André Luiz Barbosa Nunes da CunhaDepartamento de Engenharia de Transportes da EESCTel.: (16) 3373-9597E-mail: acunha@sc.usp.br
Por Assessoria de Comunicação da EESCImagem: Professor André Luiz Barbosa Nunes da Cunha