Docentes da EESC estão entre os pesquisadores de destaques na ciência mundial
01 de outubro de 2024
Atualizado: 17 de outubro de 2024
Assessoria de Comunicação

Oito professores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP estão na mais recente versão do banco de dados dos pesquisadores mais citados, o Updated science-wide author databases of standardized citation indicators.

O levantamento, publicado no mês passado pela Elsevier, está em sua sétima edição e possibilita a consulta do impacto das pesquisas dos cientistas mais influentes ao longo de toda sua carreira ou o impacto específico ao ano de 2023.

Confira os docentes que estão presentes nas relações:

 

A lista de 2023 traz, no total, 249 pesquisadores da USP, um aumento de cinco cientistas em relação ao ano de 2022. Já na categoria que mede o impacto ao longo da carreira, 232 pesquisadores são da USP, contra 211 em 2022.

Na lista do impacto total da carreira, que tem cerca de 217 mil pesquisadores, o Brasil participa com 1.077 cientistas, sendo 232 da USP, 82 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e 49 da Universidade Estadual Paulista (Unesp), mostrando que as instituições de ensino superior (IES) públicas do Estado de São Paulo contribuem com quase 34% na lista de pesquisadores brasileiros influentes no mundo. Já na lista do impacto específico de 2023, que tem aproximadamente 223 mil pesquisadores, o Brasil está presente com 1.340 pesquisadores, sendo 249 da USP, 96 da Unicamp e 72 da Unesp, com as IES públicas paulistas representando cerca de 31%.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da USP, Paulo Nussenzveig, “é uma satisfação ver um número expressivo de pesquisadores da USP aparecerem com destaque nesses levantamentos. Isso é um dos indicadores da pujança das nossas atividades de pesquisa e do seu alcance e repercussão internacional. Produzimos ciência na fronteira do conhecimento, com perspectiva global e importância reconhecida internacionalmente”. Nussenzveig, no entanto, faz um alerta a respeito da leitura dos rankings: “Ao mesmo tempo em que reconhecemos a relevância dessas listagens, é importante notar que, na própria divulgação, explica-se que indicadores bibliométricos não permitem avaliações absolutas, conforme explicitado na Dora , da qual a USP é signatária”, pondera.

Acesse aqui a lista completa, por área, dos pesquisadores da USP mais influentes no ano de 2023 e aqui a lista atualizada dos pesquisadores da USP mais influentes ao longo da carreira. 

A fonte para as definições métricas utilizadas pode ser consultada em: A standardized citation metrics author database annotated for scientific field | PLOS Biology.

 

Com informação do Jornal da USP e colaboração da Biblioteca da EESC

 


Veja também