A atual coordenadora executiva do Programa EESC Sustentável, Patrícia Cristina Silva Leme, apresentou os trabalhos da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), ambas da USP, no evento "Global Universities Partnership on Environment and Sustainability (GUPES)", promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), ocorrido no início deste mês, em Nagoya, no Japão.
Na ocasião Patrícia esteve acompanhada pelo agente de educação ambiental do SESC-SP, Juarez Michelotti, e ambos apresentaram os resultados e lançaram os Anais da "6ª Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade: O melhor de ambos os mundos", realizada em maio deste ano em Bertioga e organizada em conjunto pela SGA e SESC-SP, com apoio da EESC-USP e do Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA) da ESALQ. A publicação bilíngue, em português e inglês, foi lançada nas versões impressa e digital, em PDF, e conta com informações da conferência, artigos completos dos palestrantes e demais participantes.“Houve um grande interesse por parte dos organizadores em aproveitar o evento para lançar os anais da conferência que possuem dados importantes dos trabalhos realizados”, destacou Patrícia. No período de 10 a 12 de novembro a coordenadora também participou do evento UNESCO "Conference on Education for Sustainable Development", que teve como objetivo relacionar e avaliar a evolução alcançada mundialmente durante "Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável", campanha lançada em 2005 pela Organização das Nações das Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) com diversos programas, ações, bolsas e esforços para avançar em termos educacionais. “Foi um momento de muito aprendizado e um balanço muito importante do que já se conquistou e o que ainda se precisa avançar na área”, explicou. Ela também teve a oportunidade de participar de outro evento paralelo à conferência, o Towards a Sustainable Campus, e apresentar novamente as ações desempenhadas pela SGA e o EESC Sustentável, destacando três aspectos: política ambiental da USP em construção, programa formação ambiental de servidores e também o projeto de ambientalização dos currículos dos cursos de graduação da EESC-USP. “Cerca de 30 pessoas de várias áreas participaram do evento e muitas se interessaram em manter contato conosco, especialmente sobre o tema da mudança nos currículos acadêmicos, que se apresentou como o maior desafio atualmente”, comentou. Patrícia ainda ressaltou que conversou bastante com os professores que coordenam a United Nations University (UNU) sobre o projeto "Promotion of Sustainability in Postgraduate Education and Research Network", que se apoia em outras universidades para oferecer formação em pós-graduação – mestrado e doutorado em sustentabilidade - na região da Ásia. “A rede da United Nations University tem pouca inserção na América Latina, e os docentes possuem muito interesse em cooperação para formação de pós-graduandos com apoio da ONU. A EESC está analisando formas de contribuir com projeto e elaborar parcerias”, explicou. Além das apresentações, a coordenadora participou como ouvinte da "International Conference on Higher Education for Sustainable Development", que abordou temáticas da sustentabilidade e educação ambiental de projetos desenvolvidos pela ONU em parceria com outras instituições. Cooperação InternacionalNo período de 15 a 28 de outubro, Patrícia também esteve na cidade de Pretória, na África do Sul, para participar da quarta e última etapa do projeto de cooperação internacional firmado entre SGA e o College of Education, da University of South Africa (UNISA), intitulado "Cooperation in education for sustainability and environmental education: strengthening ties between UNISA and USP". Como educadora convidada, conduziu dois seminários para os docentes e funcionários da UNISA, apresentando a coleta e o resultado de dados do Projeto de Pegada Ecológica realizada na África e a redação de dois artigos. A pegada ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta. “A parte final do projeto era compartilhar os resultados com as pessoas que não trabalham diretamente com área ambiental e também apresentar pontos que precisam melhorar para diminuir o tamanho da pegada ecológica, além de incentivar outros institutos da universidade a adotarem a mesma metodologia”, explicou. Outro foco do projeto, que ainda terá continuidade, é a identificação do desempenho dos cursos de especialização a distância da UNISA na área de educação ambiental, abordando o funcionando e os principais destaques de aprendizado através da visão de ex-alunos. “Desenvolvemos um questionário para avaliar o desempenho do curso e submetemos a egressos. A próxima tarefa do projeto será fazer mais um artigo com resultado dessa avaliação”, definiu. Posteriormente, Patrícia apresentou um artigo sobre o projeto de cooperação entre a USP e a UNISA no evento "International Conference on Mathematics, Science and Technology Education (ISTE 2014)", que ocorreu de 19 a 23 de outubro, na cidade Limpopo. A troca de experiências obtida nos eventos foi apresentada pela coordenadora em reunião aberta do programa EESC Sustentável, realizada nesta quinta-feira, dia 27. Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC-USPFotos: Patrícia Leme
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