Professor da EESC-USP publica livro sobre conceitos básicos de vibrações mecânicas
25 de março de 2015
Assessoria de Comunicação

O professor Rodrigo Nicoletti, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP), publicou recentemente o livro "Basics of Mechanical Vibrations" – Conceitos Básicos de Vibrações Mecânicas – (Lambert Academic Publishing, 2015, 160 páginas, €41,90).

A obra aborda os conceitos básicos de vibrações em sistemas mecânicos de 1 e N graus de liberdade. Trata-se de um livro indicado para alunos dos cursos de engenharia ou estudantes de outras áreas que não tenham familiaridade com o tema, mas que se interessem por uma introdução ao assunto de forma clara e didática. O livro pode ser adquirido por meio do site da editora ou de revendedores, como a MoreBooks ou a Amazon.

Sobre o autorNicoletti é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 1996, com títulos de mestre e doutor em Engenharia Mecânica obtidos em 1999 e 2003, respectivamente, também pela UNICAMP. Foi professor doutor na USP de 2005 a 2014, ano em que assumiu cargo de professor associado no Departamento de Engenharia Mecânica da EESC-USP, sendo responsável pelas disciplinas de Cinemática de Mecanismos, Dinâmica e Vibrações Mecânicas. Tem experiência na área de simulações numéricas de sistemas rotativos, mancais lubrificados e mancais ativos. Suas áreas de pesquisa de interesse são controle de vibrações, dinâmica de rotores, dinâmica de corpos rígidos e mancais ativos. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o docente através do telefone (16) 3373-9436 ou e-mail rnicolet@sc.usp.br.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC-USP

----------------------------------