Aluna da EESC-USP vence desafio de inovação e tem passaporte carimbado para etapa final nos Estados Unidos
18 de maio de 2015
Assessoria de Comunicação

A estudante foi um dos 15 participantes selecionados para competir nessa fase, após superar os primeiros desafios classificatórios – que exigiram a produção de um texto sobre suas conquistas, uma prova e uma entrevista, todos em inglês, além de outra entrevista em português. Os aprovados foram divididos em cinco grupos com três participantes cada.

Buscando a diversidade nos perfis dos candidatos, os próprios funcionários do departamento de aquisição de talentos da 3M formaram as equipes. O time de Raquel contou com os estudantes Carlos Eduardo Archilia, graduando de Engenharia de Produção na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Hugo Monteiro, do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Toda competição foi baseada em um ‘business case’, e os jogadores tiveram três horas para realizar um planejamento estratégico nacional e global da 3M relacionado ao crescimento do mercado on-line. Dentre as competências julgadas estiveram: criatividade, capacidade analítica, habilidade de apresentação, tomada de decisão e execução da ideia. “Acredito que o desafio demonstrou parte da cultura da 3M, que é uma empresa que tem como um dos seus pilares a inovação contínua, tanto em processos como em produtos”, salientou Raquel.

Alguns dias antes da competição, os participantes receberam da organização do evento um material de apoio sobre comércio eletrônico. No dia do desafio foi disponibilizado mais um conteúdo extra de consulta e um computador para realizar pesquisas e a apresentação. Não foi permitido o uso de celulares e computadores pessoais.

Para Raquel o diferencial da solução encontrada pela equipe foi a divisão da estratégia para consumidores finais ou para empresas com diferentes categorias de produtos, além do aproveitamento dos recursos já existentes. O desafio exigiu muito talento e poder de decisão em grupo, e a estudante ressaltou que o resultado foi consequência de um trabalho em equipe extremamente colaborativo e muito aberto, pois as ideias eram discutidas, eliminadas ou escolhidas rapidamente. “O fato dos três integrantes terem formação de engenharia também facilitou bastante, pois todos buscavam uma solução lógica, clara e muito bem estruturada, então antes mesmo de começarmos a análise dos dados recebidos, montamos um cronograma de como resolveríamos o ‘case’”, destacou.

Após ser consagrada campeã dessa competição, a equipe terá o próximo desafio em julho deste ano na sede americana da 3M em Saint Paul, EUA, quando irá participar da etapa "Business Case Global", que contará com participantes de outros países como Estados Unidos, Japão, Canadá, Panamá e México. Nessa final será exigida a resolução e apresentação de um novo caso de negócio.

Muito contente e orgulhosa pela conquista, Raquel contou que a experiência está sendo muito rica, tanto pelo contato com os diretores da 3M durante um jantar oferecido, quanto pela resolução do ‘case’ em si. “Eventos como esse ensinam a lidar com pressão, prazo e competição. É necessário tomar decisões e pensar rápido, além de apresentar suas ideias diante de pessoas que você respeita e estão te julgando. Acredito que esse aprendizado será muito útil no futuro”. Além disso, a estudante ainda destacou que o trabalho conjunto foi muito proveitoso e ofereceu novas habilidades. “Ao aprender trabalhar em grupo é possível chegar mais longe, pois a solução é resultado do trabalho coletivo, da soma de ideias e argumentos, das discussões e trocas de pontos de vista. Acredito que sem isso teríamos uma análise rasa e incompleta”, finalizou.

De acordo com o regulamento, se na etapa internacional houver entre os membros dos grupos um vencedor brasileiro, será concedido pela 3M do Brasil um reconhecimento adicional com um programa de orientação profissional pelo prazo de seis meses. Na ocasião, o contemplado poderá conversar sobre dicas de carreira, comportamentos pessoais e profissionais no ambiente de trabalho e fora dele, desafios para as gerações futuras e áreas de negócios e oportunidades.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC-USP

-----------------------------------------------------------------------------------

Foto para download:

Crédito: Reprodução Facebook 3M do Brasil