Conhecimentos em gestão serão estudados e oferecidos a empresas familiares na EESC-USP
03 de maio de 2016
Assessoria de Comunicação

Na proposta de contribuir com essas questões, iniciaram-se as atividades do Grupo de Excelência em Empresas Familiares, coordenado pelo docente do Departamento de Engenharia de Produção (SEP) da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP), Luiz Ricardo Kabbach de Castro, com o objetivo de servir como ponte entre o conhecimento acadêmico e a prática das empresas no âmbito da gestão de empresas familiares.

 

"Do ponto de vista acadêmico muito já se sabe sobre a dinâmica e características da empresa familiar, o que a distingue das empresas não familiares, seus pontos fortes e possíveis debilidades, como evoluem e quais os principais pontos de ruptura ou tensão que podem existir ao longo do processo de evolução e crescimento da família e do negócio", explicou Castro. Ainda de acordo com o professor, considerando a multidisciplinariedade atual do tema, existem diversas propostas teóricas que variam desde teorias sociológicas, passando por teorias psicológicas e, finalmente, econômicas.

 

Porém, por outro lado, ainda é preciso entender com mais rigor e detalhe a heterogeneidade das empresas familiares. Isso significa entrar na empresa para entender melhor os processos, a cultura e outras dimensões que possam especificar melhor o conceito de 'familiness' (em tradução literal, familidade) que vem emergindo na literatura, permitindo eventualmente, medi-lo e compará-lo.

 

O Grupo conta com parceiros que colaborarão em todas as atividades, seja por meio de projetos de assessoria, apresentações ou cursos, como o seminário "Empresas Familiares – Passado, Presente e Futuro" (http://e.usp.br/66c), realizado no ano passado pelo diretor da Cátedra de Empresas Familiares da Universidade das Ilhas Baleares, professor Rafel Crespí-Cladera. "Temos diversos parceiros que permitirão que o Grupo cumpra seus objetivos, em grande parte professores e pesquisadores de diversas universidades, com experiência acadêmica e prática na gestão de empresas familiares, assim como profissionais especializados em empresas familiares", definiu Castro.

 

Evento de lançamento

O evento de lançamento do Grupo ocorreu no dia 13 abril, no Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) do SEP, e contou com a presença de representantes de empresas familiares de dentro e fora do Estado de São Paulo. Além disso, as empresas parceiras do Grupo, Societàs Consultoria e Symnetics, foram representadas no encontro pelos senhores Pedro Adachi e Antonio Sorbara, respectivamente.

 

Na oportunidade, o evento contou com a presença e a apresentação do consultor de empresa e conselheiro da Lupo SA, Elvio Lupo, e da diretora-presidente da empresa, Liliana Aufiero, além de um seminário oferecido pelo professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP-USP), Marcelo Pagliarussi.

 

Segundo o conselheiro da Lupo, partindo de seu próprio exemplo, é comum empresas familiares passarem por conflitos à medida que os membros aumentam e as gerações avançam, as peculiaridades da família e da empresa vão se misturando. "Lidar com essa complexidade é o desafio de todas as empresas familiares durante sua evolução. Acredito que melhor forma é antecipar as estratégias antes que as crises surjam, pois é mais fácil construir do que reconstruir".

 

Sorbara, consultor da Symnetics e um dos coordenadores do Grupo, também destacou que nesse primeiro encontro foi possível ver o formato em que serão realizados os trabalhos. "O Grupo se propõe a oferecer conceitos, conhecimentos, ferramentas práticas, experiências, capacitação em gestão e competências, tudo aplicável e específico ao contexto de empresas familiares", comentou.

 

Os interessados em participar das atividades do Grupo devem entrar em contato pelo e-mail secretaria.ceef@usp.br.

 

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC-USP

 

-----------------------------------------------------------------------------------Imagens para download:

http://e.usp.br/66dLegenda: Professor da EESC-USP Luiz Ricardo Kabbach de Castro

http://e.usp.br/66eLegenda: Consultor e conselheiro da Lupo SA Elvio Lupo

Mais fotos em http://e.usp.br/66f

Créditos: Keite Marques

Logomarca da EESC-USP: http://e.usp.br/5dk-----------------------------------------------------------------------------------


Veja também