Alunos do curso de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP) apresentaram os trabalhos finais da disciplina SEP0140 - Gestão da Mudança, ministrada pelo professor do Departamento de Engenharia de Produção (SEP), Mateus Cecílio Gerolamo, em parceria da empresa EY, antiga Ernst & Young.
Ao iniciar o semestre, o docente e os profissionais da EY – coordenados pelo gerente da área Gestão de Conhecimento, Leandro Loss – desenvolveram um trabalho criativo de “colocar suas experiências na mesa”, projetando um caso fictício baseado em suas vivências profissionais. Como resultado, surgiu o 'case' de transformação organizacional de uma empresa do setor sucroenergético denominada "Demerara". O caso relatou uma crise de sucessão da empresa após a mudança de comando de pai para filho, os quais possuem perfis de gestão diferentes, somada às dificuldades no contexto da crise econômica. Ao tomarem conhecimento, os estudantes foram desafiados a aplicar as competências aprendidas durante o curso para ajudar a organização a superar a crise e definir um plano de recuperação. "Eles precisavam mapear quais os elementos dessa mudança de geração e de liderança precisavam ser trabalhados para a continuidade do negócio", explicou Loss. No dia 21 de junho, as equipes apresentaram as alternativas de resolução do caso para a banca avaliadora formada por Loss, pelo gerente sênior da área Supply Chain, Fabrizio Passari, pelo gerente da área Supply Chain, Otávio Tosi e pela membro da equipe de Talent Carolina Negretti, além dos professores do SEP Henrique Rozenfeld e Janaina Costa.
Segundo Passari, ao ver as soluções apresentadas foi possível constatar que o 'case' proporcionou uma experiência de consultoria aos alunos e os aproximou mais da realidade do mercado de trabalho. "Foi uma experiência bem legal, pois existe a troca de visão no embasamento teórico dado pelo professor em sala de aula e o embasamento da indústria na prática, sendo que ambos se complementam. Eles encontraram várias soluções para o mesmo tipo de problema e soluções que nem haviam sido abordadas em sala de aula", destacou. A iniciativa do trabalho, que acontece desde 2014, é fruto da amizade entre Gerolamo e o sócio da EY, Flávio Barreiros, que estudaram e trabalharam juntos. Satisfeito com a parceria e os resultados que ela vem apresentando, o docente comentou que “esse tema é atual e relevante para pesquisa, além de ser de grande interesse para EY, o que culmina em iniciativas de ensino e beneficia os participantes do curso, colocando-os em contato com situações bastante reais no contexto de sua profissão. Além disso, nossos futuros engenheiros ganham visibilidade e mais oportunidades profissionais tendo 'os olhos do mercado de trabalho' dentro da sala de aula”.
Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC-USP
-----------------------------------------------------------------------------------Imagens para download:
http://e.usp.br/6pq <Estudante defende seus argumentos para solução proposta ao caso didático>Crédito: Mateus Gerolamo
http://e.usp.br/6pr <Banca de avaliação com profissionais da EY e professores da EESC-USP> Crédito: Mateus Gerolamo
http://e.usp.br/6ps <Apresentação do caso didático com estudantes de gradução, pós-graduação, profissionais de mercado e professores> Crédito: Mateus Gerolamo
http://e.usp.br/6pt <Galeria com imagens no rodapé>Crédito: Mateus Gerolamo
Logomarca da EESC-USP: http://e.usp.br/5dk-----------------------------------------------------------------------------------