Equipe EESC USP Tupã lançará seu segundo carro elétrico de competição
14 de outubro de 2016
Assessoria de Comunicação

 

O protótipo, batizado de T-02, vai participar da Competição Fórmula SAE Brasil 2016 – uma das maiores competições universitárias do País –, que acontecerá de 24 a 27 de novembro, na cidade Piracicaba (SP).

 

O encontro terá iníco com a palestra Carros Híbridos, proferida pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica da EESC-USP, Paulo Seleghim Jr., seguida de um coffee break, sorteios e a exibição do novo carro.

 

A equipe Tupã foi fundada em 2012, a partir da iniciativa de dois alunos EESC com o desejo de projetar e construir um carro elétrico de alto desempenho visando à competição Fórmula SAE. No ano passado, logo na sua primeira participação, o grupo conquistou o terceiro lugar da classificação geral, alcançando boa pontuação nas provas de custo e manufatura, projeto e apresentação.

 

Evolução Tecnológica 

Em relação ao modelo de 2015, o carro deste ano apresenta diversas novidades. A equipe projetou um redutor com engrenagens mais compacto, de fácil montagem e desmontagem, com fixação do motor diretamente ao sistema de transmissão. Além disso, o chassi foi redesenhado e o 'pack' de baterias foi dividido em duas partes que foram alocadas nas entradas de ar laterais do veículo, conseguindo assim uma melhor refrigeração dos componentes internos e facilitando a manutenção.

 

Outra inovação foi a utilização da impressão 3D para construir o volante, que foi redesenhado para receber uma tela LED com velocímetro e indicador de carga de bateria, além de possuir botões de ajuste de configuração interna de potência, que podem ser acionados com o carro em movimento.

 

Visando aproveitar ao máximo a energia das baterias, o T-02 possui um sistema de freios regenerativo, ou seja, um controlador interno detecta quando o veículo está sendo desacelerado e, a partir disso, os motores passam a agir como geradores de energia elétrica. Assim, nos momentos de frenagem, as baterias são recarregadas.

 

O diferencial eletrônico, utilizado em conjunto com os dois motores – inovação introduzida em 2015 –, foi aprimorado a partir da análise de dados coletados do T-01. Esse componente continua sendo uma das maiores evoluções tecnológicas que o protótipo apresenta, uma vez que não existe em carros comuns, pois eles utilizam um diferencial mecânico.

 

A ergonomia para o piloto foi significativamente melhorada a partir da utilização de um banco melhor desenhado que, juntamente com o cinto de cinco pontas, o mantém bem fixo e seguro durante o percurso de curvas.

 

O evento será gratuito e ocorrerá no Anfiteatro Jorge Caron, localizado junto ao Bloco E-1, e no Espaço Primavera, situado no piso térreo desse bloco, localizados no campus 1 da USP em São Carlos, na Av. Trabalhador são-carlense, 400.

Para mais informações, visite o site www3.eesc.usp.br/eformula ou a página do Facebook: www.facebook.com/usp.tupa.

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC-USP

 

-----------------------------------------------------------------------------------Imagens para download:

http://e.usp.br/7jshttp://e.usp.br/7juhttp://e.usp.br/7jvCrédito: EESC USP Tupã

Logomarca da EESC-USP: http://e.usp.br/5dk

-----------------------------------------------------------------------------------


Veja também