EESC-USP fornece subsídios para parceria entre governo do Canadá e Secretaria do Meio Ambiente
24 de maio de 2018
Assessoria de Comunicação

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo sediou, entre os dias 7 e 9 de maio, o "I Workshop 2018 on Groundwater Protection", evento realizado em parceria entre os governos do Estado de São Paulo e do Canadá, organizado pela Assessoria Internacional da Secretaria do Meio Ambiente. No dia 8 de maio foi realizada uma visita de campo em São Carlos com o objetivo de conhecer os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS) da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP) relacionados ao tema.

Foram visitadas quatro áreas em que o SHS mantém pesquisas: o lixão abandonado da fazenda Santa Madalena, poços de captação de água para abastecimento público, o Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA) da EESC-USP e a Bacia Experimental do Ribeirão da Onça (BRO). O objetivo do workshop foi otimizar procedimentos e estratégias para avaliar, monitorar, remediar e proteger as águas subterrâneas no estado de São Paulo, por meio da cooperação técnica e científica entre as instituições participantes. Vale destacar que durante o evento foi desenhado um projeto de pesquisa e intercâmbio com a Universidade de Waterloo.

As pesquisas apresentadas nos locais são coordenadas pelo professor do SHS, Edson Wendland, e executadas pelos alunos de graduação e pós-graduação vinculados ao Laboratório de Hidráulica Computacional do Departamento. Elas contam com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), por meio do projeto temático "Disponibilidade hídrica e riscos de contaminação em áreas de afloramento do Sistema Aquífero Guarani" (Processo FAPESP nº 2015/03806-1) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do projeto "Elementos terras-raras e isótopos estáveis na avaliação da origem das águas subterrâneas utilizadas para abastecimento público" (Processo CNPq nº 427579/2016-3).

A visita contou com a participação de membros de diversas instituições públicas: Water Institute, da University of Waterloo (Canadá); Consulado Geral do Canadá em São Paulo; Secretaria Estadual do Meio Ambiente; Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB); Fundação Florestal (FF), Instituto Florestal (IF); Instituto Geológico (IG); Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – Serviço Geológico do Brasil (CPRM); Instituto de Geociências (IGC-USP); Prefeitura Municipal de São Carlos e Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS).

Mais detalhes sobre o workshop estão disponíveis em https://bit.ly/2IGLyfw. Outras informações podem ser obtidas com a Secretaria do Departamento de Hidráulica e Saneamento (16) 3373-9571 ou e-mail departamento.hidraulica@eesc.usp.br.

Por Assessoria de Comunicação da EESC-USP

-----------------------------------------------------------------------------------Imagens para download:

http://e.usp.br/b9kCrédito: José Jorge

Logomarca da EESC-USP: http://e.usp.br/5dkFotos institucionais: http://e.usp.br/8on-----------------------------------------------------------------------------------


Veja também