Obra sobre energias renováveis da EESC-USP alcança 3 mil downloads no Portal de Livros Abertos da Universidade
24 de agosto de 2018
Assessoria de Comunicação

O livro "Energia renovável no Brasil: análise das principais fontes energéticas renováveis brasileiras", do professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP), Frederico Fábio Mauad, alcançou, em pouco mais de dez meses, a marca de 3 mil downloads no Portal de Livros Abertos da USP.

  

Tendo como coautoras as alunas do curso de Engenharia Ambiental da EESC-USP, Luciana da Costa Ferreira e Tatiana Costa Guimarães Trindade, o e-book foi disponibilizado na plataforma em outubro de 2017, quando foi baixado 360 vezes. No mês seguinte, em novembro, o número de leitores interessados quase dobrou, passando de 600 downloads. E, finalmente, em consulta realizada no começo deste mês de agosto, verificou-se o alcance de mais de três mil exemplares fornecidos de forma eletrônica, gratuitamente.

 

Segundo o professor Mauad, o grande número de downloads em menos de um ano demonstra que a carência pelo tema do aproveitamento das fontes energéticas renováveis é muito grande no País, embora o Brasil tenha um enorme potencial para a geração de energia elétrica por meio de energias alternativas. "Quando escrevi o livro, em parceria com alunas do curso de Engenharia Ambiental, meu foco era atender aos cursos de graduação nos quais ministro aulas: Engenharia Elétrica, Ambiental e Mecânica. Porém minha expectativa foi em muito suplantada, e vejo como uma contribuição que pode e deve ser seguida por colegas da USP", conta o docente.

 

A obra – O livro foi a primeira publicação da EESC-USP na plataforma de livros abertos da Universidade e seu conteúdo trata sobre as principais fontes de energia renovável que possuem grande potencial de participação na matriz elétrica brasileira: energia hidrelétrica, solar, eólica e biomassa.

 

Estabelecendo um panorama nacional e internacional, o texto realiza uma análise sobre as tecnologias e desafios relacionados ao aproveitamento de cada uma dessas fontes, além de impactos ambientais, econômicos e sociais envolvidos na exploração dessas energias. Apresenta também o funcionamento, os fundamentos do dimensionamento, os principais componentes de cada sistema e os incentivos governamentais e legislação pertinente.

 

Para obter seu exemplar eletrônico gratuitamente, acesse http://e.usp.br/c38.

 

Sobre o Portal de Livros Abertos da USP – Lançado em 2016 pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP), o Portal de Livros Abertos reúne livros de todas as áreas do conhecimento, com acesso gratuito e sem uso de senha. Ele pode ser acessado no endereço www.livrosabertos.sibi.usp.br.

 

A plataforma tem a proposta de agregar, divulgar e dar maior visibilidade e acessibilidade aos livros publicados em acesso aberto, produzidos por professores e funcionários técnicos e administrativos da USP, além dos materiais dispersos em páginas pessoais, blogs e sites da Universidade.

 

Para que o livro fique disponível é necessário que o detentor dos direitos autorais efetive o pedido, que passará por uma análise pela equipe do Portal.

Mais infomrçaões com o professor Mauad pelo telefone (16) 3373-8255 ou e-mail mauadffm@sc.usp.br.

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC-USP

-----------------------------------------------------------------------------------Imagens para download:

http://e.usp.br/c39 - slideCrédito: Divulgação

http://e.usp.br/c3a - gráfico de downloadsCrédito: Adaptação de Carlos Martinez

http://e.usp.br/c3b - capa do livroCrédito: Divulgação Logomarca da EESC-USP: http://e.usp.br/5dkFotos institucionais: http://e.usp.br/8on-----------------------------------------------------------------------------------


Veja também