Participe do projeto Cultura de Sustentabilidade na USP
23 de novembro de 2018
Assessoria de Comunicação

A Universidade de São Paulo, como parte dos esforços para avançar rumo à sustentabilidade, elaborou o projeto Cultura de Sustentabilidade da USP, o qual visa avaliar a cultura de sustentabilidade dos alunos e servidores docentes, técnicos e administrativos por meio de um questionário eletrônico.

 

Mas o que é a cultura de sustentabilidade e por que isso é importante? Resumindo bem, trata-se da sensibilização sobre os desafios socioambientais e do comprometimento com um estilo de vida sustentável, o que é muito importante para garantir o atendimento das necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades.

 

A primeira etapa desse projeto ocorreu em 2016, quando foi aplicado um questionário à comunidade do campus da USP em São Carlos, e contou com mais de 1,2 mil participantes, entre alunos de graduação, pós-graduação, servidores docentes, técnicos e administrativos. Parte do resultado desse trabalho poderá ser conferido nas próximas semanas por meio de notícias envolvendo os seguintes temas: transporte; prevenção de desperdícios e redução na produção de resíduos; áreas verdes e sustentabilidade.

 

Neste ano, o questionário será aplicado para toda a USP, a fim de que seu resultado venha a compor o Relatório de Sustentabilidade da Universidade de São Paulo, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2019. Além disso, a comparação das respostas de 2016 e 2018 favorecerá a implementação de um sistema de monitoramento dos impactos positivos da Política Ambiental da Universidade.

 

Para participar, clique no link correspondente abaixo:

• Alunos de graduação: https://bit.ly/2r0aSSq

• Alunos de pós-graduação: https://bit.ly/2KrNciI

• Docentes: https://bit.ly/2POvUlS

• Servidores técnicos e administrativos: https://bit.ly/2r2igg1

 

O envolvimento de cada um é muito importante para construção de uma universidade comprometida com o mundo.

 

O Projeto tem coordenação do professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP), Tadeu Malheiros, e realização por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Sustentabilidade e Saneamento, em parceria com o Instituto de Sustentabilidade Graham da Universidade de Michigan, com o apoio da Superintendência de Gestão Ambiental da USP. Mais informações com o Núcleo pelo telefone (16) 3373-8261 ou e-mail nups@eesc.usp.br.

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC-USP

-----------------------------------------------------------------------------------Imagens para download:

http://e.usp.br/crtCrédito: Maicom Brandão

http://e.usp.br/cruCrédito: Maicom Brandão

http://e.usp.br/crvCrédito: Maicom Brandão Logomarca da EESC-USP: http://e.usp.br/5dkFotos institucionais: http://e.usp.br/8on-----------------------------------------------------------------------------------


Veja também