EMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo é a capacidade de enxergar problemas e criar soluções, sejam elas com foco social ou de negócio, muitas vezes, gerando novas empresas. Na EESC, diversas disciplinas, eventos, programas e grupos extracurriculares, impulsionam os alunos a se descobrirem como empreendedores.

Para fortalecer essas ações foi criado, em 2014, o Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação (EESCIn) que atua como um agente facilitador no ecossistema da inovação e tem promovido diversas oportunidades para o alunos se desenvolverem e empreender de forma mais sustentável. Saiba mais.

Confira também:

CERTIFICADOS DE ESTUDOS ESPECIAIS

Na graduação o aluno pode optar por cumprir um elenco extra de disciplinas que oferece aprofundamento em uma área específica da engenharia e, dessa forma, obter um Certificado de Estudos Especiais.

Esse documento serve como reconhecimento ao aluno pela dedicação adicional a esta área específica e auxilia na inserção no campo de atuação profissional. Oito cursos disponibilizam essa opção:

INTERCÂMBIO

Os alunos de graduação da EESC têm a possibilidade de desenvolver parte de suas atividades acadêmicas em uma instituição estrangeira de ensino superior. As oportunidades são oferecidas durante todo o ano, em diferentes modalidades:

  • intercâmbios de curta e média duração: os alunos vão estudar disciplinas que complementam a sua formação em universidades estrangeiras parceiras da USP. Cada edital define o tempo de duração, que vai desde alguns dias até um ou dois anos.
  • participação em eventos internacionais: essas vagas oferecem possibilidade de frequentar um curso de férias, um workshop ou outras atividades pontuais.
  • dupla titulação: essa modalidade permite que o aluno cumpra parte de suas disciplinas em uma instituição estrangeira e obtenha ao final do curso o diploma das duas instituições envolvidas.

De acordo com o perfil, o candidato ao intercâmbio pode ainda contar com apoio de programas de financiamento para a sua estada no exterior.

Saiba mais

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Colocar em prática os conhecimentos aprendidos nos cursos e integrar diversas áreas da engenharia é o principal objetivo das atividades de extensão universitária ou projetos extracurriculares.

Organizados por alunos de graduação, no formatos de eventos ou grupos de extensão, estas atividades visam à prestação de serviços à comunidade, ao desenvolvimento de novas tecnologias ou à participação em competições nacionais e internacionais.

Tais atividades possibilitam também o aprimoramento de potencialidades como liderança, iniciativa, gestão e trabalho em equipe. Os times são orientados por docentes e recebem a participação de equipes multidisciplinares, com alunos de diferentes cursos da EESC, do Campus e até mesmo de outras universidades.

Confira todos os grupos clicando aqui.

CULTURA, ESPORTE E BEM-ESTAR

Para manter o corpo ativo e entreter a mente, na EESC e no campus da USP de São Carlos, são oferecidas diversas atividades culturais, artísticas e esportivas que colaboram com a formação integral do aluno, com sua qualidade de vida, socialização e bem-estar.

Os alunos podem praticar meditação e ioga, participar de grupos de teatro, dança, música, fotografia, entre outros, e utilizar espaços como academia, quadras esportivas e piscinas. Ainda é possível desfrutar de apresentações musicais, exposições, mostras artísticas e até mesmo observações do céu, no observatório do Campus.

Confira a programação cultural do campus e outras oportunidades em:

ESTÁGIOS E EVENTOS ACADÊMICOS

A excelência na formação de profissionais faz da EESC uma referência para as empresas – de pequeno a grande porte – e as instituições públicas que buscam estagiários de Engenharia. É uma contribuição importante para o processo de formação do estudante, que pode se aproximar do mercado de trabalho pretendido e, de forma supervisionada, colocar em prática o conhecimento adquirido no curso.

O aluno EESC também tem a oportunidade de participar de congressos, encontros, workshops, palestras e outros eventos institucionais, nacionais e internacionais, promovidos pela EESC, unidades da USP e instituições parceiras. Por reunir profissionais e pesquisadores de destaque, esses eventos são fontes de novos conhecimentos e possibilitam momentos para troca de experiências.

Saiba mais

INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

O aluno da EESC pode, mesmo durante a graduação, ter contato direto com as áreas de pesquisa e tecnológica participando de projetos orientados por docentes e pesquisadores. Além de enriquecer e aprimorar seus conhecimentos, o estudante pode contar com auxílio de bolsas fornecidas por agências de fomento, como a FAPESP, CAPES, CNPq e projetos com empresas. Veja algumas das modalidades.

Alunos de ensino médio também podem realizar pesquisas, por meio do Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré-Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP, que tem o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre os estudantes do ensino médio e profissional da rede pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisadores qualificados, em laboratórios e grupos de pesquisa da USP. Saiba mais.

PÓS-GRADUAÇÃO

Os estudantes que desejarem aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas terão a oportunidade de cursar disciplinas de pós-graduação, cujos créditos obtidos poderão ser aproveitados, caso os interessados queiram realizar mestrado ou doutorado no futuro.

É uma importante oportunidade para estudantes com perfil acadêmico que desejam seguir a carreira como docente ou pesquisador. Conheça os procedimentos para participar do Programa de Formação Integrada com a Pós-Graduação na página do curso de pós-graduação de seu interesse. Saiba mais.