Curso de Engenharia Elétrica - Automação

Nível: Bacharelado
Período: Integral
Vagas: 50 por vestibular
Duração: 10 semestres

O profissional possuirá sólida formação básica nos fundamentos da engenharia aliada a um forte preparo em engenharia elétrica, com ênfase nos sistemas de energia e automação, levando a uma ampla faixa de atribuições profissionais. Ele atuará com sistemas de energia, desde a geração da energia elétrica a partir de várias fontes - como hidráulica, térmica, eólica, solar - até seu uso final. O egresso estará apto para atuar em todo o parque industrial, incluindo indústrias eletroeletrônicas e eletromecânicas, fabricantes de equipamentos industriais de automação eletromecânicos, eletropneumáticos e eletro-hidráulicos. Também poderá trabalhar de forma autônoma em projeto, fiscalização e construção de instalações elétricas, ou participar ativamente de estudos preliminares, projeto, construção, fiscalização, ensaios e operação de centrais hidroelétricas, termoelétricas e de outras fontes de energia. Atuará amplamente em empresas concessionárias de serviços de energia elétrica: em operação, proteção, manutenção, compras técnicas, administração e vendas de energia. Por fim, poderá se dedicar à carreira acadêmica em universidades e institutos de pesquisa.

ESTRUTURA CURRICULAR

Projeto Pedagógico

Documento que reúne detalhadamente informações sobre a concepção do curso e do processo de ensino-aprendizagem.

Saber mais

Grade Curricular

Relação das disciplinas obrigatórias e optativas que deverão ser cursadas pelo aluno, durante o curso de graduação.

Saber mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho acadêmico obrigatório, sobre um objeto de estudo, apresentado pelo aluno no final do curso de graduação, sistematiza o conhecimento.

Saber mais

Certificado de Estudos Especiais

Concedido ao aluno, após cumprir um elenco de disciplinas adicionais para aprofundamento em determinada sub-área da engenharia.

Saber mais

INFRAESTRUTURA, SERVIÇOS E ATENDIMENTO

Permanência Estudantil

Além de ser gratuita, a USP tem ações voltadas aos alunos que passam por dificuldades socioeconômicas. Por meio do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) e do Serviço de Promoção Social do Campus, oferece benefícios como auxílio moradia, alimentação, transporte e livros. Oferece, também, bolsas remuneradas para estágios ou participação em projetos.
Saiba mais...

CONTATOS

Dúvidas sobre o curso e seu conteúdo - Coordenador: Rogério Andrade Flauzino (raflauzino@sc.usp.br).

Dúvidas sobre matrículas, FUVEST e outros detalhes da vida acadêmica - Serviço de Graduação: (16) 3373-9249.

Preencha a caixa ao lado caso não saiba para quem encaminhar sua dúvida, e a Assessoria de Comunicação irá lhe ajudar.