Abertura da Semana da Pós-Graduação da USP São Carlos

28/03/2023

Confira a programação:

Na terça-feira, dia 28 - Além de apresentações e palestras específicas em cada unidade pela manhã, acontecerá a cerimônia oficial de abertura da Semana, no auditório Fernão, a partir das 14 horas, que contará com a presença dos professores Márcio de Castro Silva Filho, pró-reitor de Pós-Graduação da USP, e Paulo Jorge Parreira dos Santos, diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Já na quarta-feira, dia 29 - Entre as diversas atrações, está a palestra Escrita científica x ChatGPT, que será ministrada pelo professor Valtencir Zucolotto, do IFSC, a partir das 10 horas, também no auditório Fernão. No mesmo local, a partir das 14 horas, ocorre uma apresentação sobre as iniciativas de ciência aberta na USP, com o bibliotecário Eduardo Graziosi Silva, da EESC. Na sequência, o diretor do Centro Cultural do campus, Edison Santiago de Almeida, falará sobre as diversas ações realizadas pelo local e pelo Grupo Coordenador das Ações de Cultura e Extensão Universitária (GCACEX).

Na quinta-feira, dia 30 - Às 9 horas, acontecerá uma mesa-redonda sobre inovação, que contará com relatos de experiências de diversas ex-alunas e ex-alunos de pós-graduação da USP. A mediação ficará por conta do professor Tito Bonagamba, do IFSC e da Agência USP de Inovação Polo São Carlos.

Ainda na quinta-feira à tarde, a partir das 13h30, haverá diversas apresentações, começando pelo Coral da USP São Carlos, prosseguindo com a Associação de Pós-Graduandos da USP São Carlos (APG) e com o Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER). Na mesma tarde, às 15h30, é a vez do Apoia USP e do Grupo de Apoio Psicopedagógico do ICMC abordarem o tema: A saúde mental na pós-graduação.

Para encerrar a semana, no dia 31, a partir das 14 horas, os estudantes poderão fazer uma avaliação da composição corporal e receber orientações sobre as atividades oferecidas pelo CEFER. Para conferir a programação completa, acesse o site do evento: https://eesc.usp.br/biblioteca/semanapos.

Como tudo começou  Promovida pela biblioteca da EESC com apoio da coordenação da pós-graduação da unidade, a 1ª edição do evento denominada A Pós-graduação da EESC na Biblioteca aconteceu em 2005. Após 12 anos, em 2017, o evento recebeu o nome de Semana da Pós-Graduação na EESC, tendo em vista a maior adesão dos programas de pós-graduação da EESC na programação da semana e a participação de membros docentes e discentes na comissão organizadora.

Em 2020, a comissão de pós-graduação do ICMC foi convidada para compor uma parceria na realização do evento, que passou a se chamar 16ª Semana da Pós-graduação da EESC e a 1ª Semana da Pós-graduação do ICMC. Em função do sucesso dessas edições anteriores, a partir de 2023, as comissões de pós-graduação de outras duas unidades do campus, IFSC e IQSC, bem como suas respectivas bibliotecas, decidiram realizar a iniciativa em conjunto.