21/10/2024
O projeto de pesquisa de pós-doutorado no âmbito do Centro de Tecnologia Assistiva TECVIDA – um Centro de Ciência para o Desenvolvimento apoiado pela FAPESP com sede na Poli-USP – busca desenvolver métodos e critérios de avaliação para exoesqueletos, tanto passivos quanto ativos. O objetivo é criar uma metodologia de projetos de tecnologias assistivas baseada nos requisitos dos usuários e com foco em benchmarking.
A avaliação de exoesqueletos atualmente é limitada a tarefas específicas e carece de métodos práticos e robustos para avaliar seu impacto fora de laboratórios. Isso é especialmente crítico para aparelhos de membros inferiores, que podem afetar o equilíbrio e o padrão de movimento. O projeto espera definir critérios objetivos e subjetivos de avaliação, utilizando sensoriamento mínimo e portátil.
Também será realizada uma análise de equipamentos comerciais com os critérios e sensores definidos, com foco em pacientes de reabilitação. A definição da quantidade mínima de sensores e o desenvolvimento de métodos de análise robustos permitirão uma avaliação mais ampla. A avaliação subjetiva dos efeitos dos exoesqueletos é crucial para a aceitação de seu uso. O desenvolvimento dessas técnicas e a avaliação de aparelhos já existentes com pacientes em reabilitação permitirão uma melhor compreensão de suas limitações e a definição de metodologias de projeto para soluções futuras.
Interessados devem enviar um resumo do CV para aforner@usp.br.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 12.000,00 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Mais informação: clique aqui