Ciclo de palestras com Mario Veiga sobre energia

07/10/2022

Acontece no dia 26 deste mês, das 14h30 às 17h, no Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, a palestra No Brasil até o passado é incerto, com Pedro Malan.

Esta palestra apresenta um histórico da (des)organização institucional do setor de energia do Brasil, começando com a criação das empresas estatais nos anos 1960; a falência econômica na década de 1980, que motivou a reforma do setor nos anos 1990; a crise de suprimento de 2001, que levou ao modelo setorial atual, baseado em contratação de energia por licitações (“competition for the market”); e as propostas de aperfeiçoamento deste modelo, atualmente no Congresso. Seguindo Shakespeare, mostraremos que embora pareça loucura, havia método neste processo.

Os interessados podem acompanhar o evento por meio  do Canal do IdEA no YouTube.

O Programa “Cesar Lattes” do Cientista Residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp recebe neste ano, em sua quarta edição, o engenheiro eletricista Mario Veiga, um nome de referência do setor elétrico no Brasil e no exterior, com vasta experiência acadêmica, empresarial e de consultoria ao setor público. Durante sua residência, Veiga promoverá uma série de atividades na Unicamp, incluindo palestras gratuitas e abertas a todos os interessados.

Natural do Rio de Janeiro, Veiga é graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestre e doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1987, fundou a empresa PSR, com atuação em cerca de 70 países. É autor ou coautor de quatro livros e aproximadamente 200 artigos em periódicos internacionais. Veiga também é membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Nacional de Engenharia e da US National Academy of Engineering.

Mais informações podem ser obtidas no site do IdEA.