Comunicado ATFN 03/2023: saldos orçamentários remanescentes não serão devolvidos no orçamento de 2024

28/03/2023

Às Chefias de Departamentos, Centros, Biblioteca, Assistências e Secretarias.

Informamos que, em setembro/2022, foi realizada pela CODAGE (Coordenadoria de Administração Geral da USP), de acordo com seu Of. CIRCULAR 18/2022, reunião com os Dirigentes das Unidades e demais Órgãos da USP, para apresentar a necessidade de melhores práticas e aprimoramentos no tocante a elaboração Orçamentária da USP.

Na referida reunião, que abordou o Orçamento de 2023, foi solicitado às Unidades o envio de planejamento para a obtenção de recursos para as alíneas "Equipamentos Diversos e de Informática", "Obras", "Treinamento de Recursos Humanos", "Manutenção Predial" e "Manutenção de Áreas Externas para 2023".

Os objetivos gerais da reunião foram:

• Envolver as Unidades e demais Órgãos da USP no processo de elaboração do orçamento nos próximos anos;
  • Difundir a prática do planejamento orçamentário no âmbito das Unidades e Órgãos;
  • Promover a correta aplicação dos recursos públicos, evitando despesas desnecessárias ou o acúmulo de saldos orçamentários ao longo dos anos. Aos Dirigentes das Unidades foram apresentadas, especialmente, a Síntese do Processo Orçamentário na USP e boas práticas de Gestão Orçamentária. Também foi informado que não haverá devolução orçamentária dos saldos remanescentes (exceto para os recursos de Receita Própria).

Nesse sentido, considerando que os saldos remanescentes de 2023 não retornarão ao Orçamento de 2024 e já estamos dando início ao 2º trimestre do ano orçamentário, vimos sugerir às Chefias de Departamentos, Centros, Bibliotecas, Assistências, etc, que observem o seu planejamento quanto ao uso dos recursos orçamentários e, havendo a possibilidade, já elaborem as requisições de compras no Sistema Mercúrio Web até o final do 1º semestre/2023, para evitar a sobra e consequente perda dos recursos orçamentários.

Atenciosamente,

Assistência Técnica Financeira