Comunicado da CCInt aos docentes

07/10/2013

Este comunicado abrange todos os tipos de intercâmbio via CCInt:

· Intercâmbio de graduação de seis a 12 meses;

· Intercâmbio de alunos que realizarão pesquisa nos laboratórios de graduação;· Intercâmbio de alunos de graduação que estarão sob orientação de professor USP para realização de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);· Todo e qualquer outro tipo de intercâmbio de graduação.

O aluno estrangeiro deve providenciar a documentação exigida para que sua candidatura seja analisada e aprovada pela Comissão Coordenadora do Curso (CoC) pertinente, independente da forma de intercâmbio a ser adotada.

Essa documentação consiste em:

1. Uma carta de indicação do aluno, elaborada pela universidade de origem;2. Uma carta de recomendação do aluno, elaborada por um professor na instituição de origem;3. Plano de estudos da EESC;4. Ficha de inscrição;5. Histórico escolar de graduação emitido pela universidade de origem, acompanhado de uma tradução simples para a língua portuguesa;6. Cópia da folha de dados pessoais do passaporte, na qual consta a validade do documento;7. Fotografia para documento digitalizada em formato .jpg, de tamanho máximo 50Kb;8. Carta de indicação de professor da USP, no caso de intercâmbio de pesquisa e/ou TCC.

Os modelos para a ficha de inscrição e o plano de estudos podem ser obtidos no Portal EESC > Internacionalização > Recebendo Estrangeiros > Mobilidade estudantil.

Os documentos podem ser apresentados em um único arquivo, em formato PDF de boa qualidade, e encaminhados para o e-mail da CCInt – ccinteesc@sc.usp.br –, que reunirá a documentação, abrirá um processo e o encaminhará à CoC pertinente. O procedimento deve ser realizado com pelo menos três a quatro meses de antecedência.

Após a aprovação do intercâmbio pela CoC, será emitida uma carta de aceitação do aluno, assinada pelo diretor da EESC, com firma reconhecida em cartório, para que o aluno possa obter o visto brasileiro, o qual deve ser obrigatoriamente do tipo VITEM IV, pois a USP não pode aceitar aluno portando outro tipo de visto ou portando visto de turismo.

A CCInt ressalta que, sem todos esses documentos e procedimentos, não será possível a aceitação de alunos estrangeiros de graduação na EESC.

Para mais informações entre em contato com a Comissão de Cooperação Internacional pelo telefone (16) 3373-8188 ou e-mail ccinteesc@sc.usp.br.