Denominação do Bloco E-1

05/01/2023

Como homenagem ao primeiro diretor da Escola de Engenharia de São Carlos, o Bloco E-1, prédio símbolo da Unidade, receberá o nome do professor Theodoreto de Arruda Souto.

A cerimônia de denominação acontecerá no dia 10 de fevereiro, como parte das comemorações dos 70 anos da EESC-USP.

A denominação foi aprovada pela Congregação, em reunião realizada em 2022, e pelo Conselho Universitário da USP.

O E-1 é considerado uma obra marcante, tradução e consolidação da arquitetura moderna, verdadeiro referencial da arquitetura escolar brasileira.

Não obstante o emprego de concreto armado, aço e vidro, o prédio erguido sobre pilotis transmite ao observador uma ideia de leveza e harmonia, talvez acrescida pelo detalhe característico impresso nas escadas externas construídas em sua face norte.

Foi entregue ao escritório do arquiteto Hélio de Queiroz Duarte e do engenheiro Ernest Robert de Carvalho Mange, com autorização concedida pelo Conselho Universitário, em 12/2/1954, o encargo de executar um estudo preliminar e um anteprojeto para a construção dos prédios e instalações definitivas da Escola a partir do início do ano seguinte.