Desafios do planejamento de sistemas modernos de distribuição de energia são tema de minicurso

30/06/2015

eesc energia eletrica marcos santos

Contreras é Fellow do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), uma distinção reservada aos membros que contribuíram significativamente em áreas de interesse do Instituto. Além disso, é editor das publicações Transactions on Smart Grid e Transactions on Sustainable Energy, do IEEE, e do Journal of Energy Engineering, da American Society of Civil Engineers (ASCE). O convite para a vinda do pesquisador foi feito pelo professor do SEL, Eduardo Nobuhiro Asada.

O evento tem como público-alvo profissionais da área em nível de pós-graduação e será ministrado em inglês e espanhol. A participação no minicurso é gratuita, porém é necessário realizar inscrição prévia acessando este link.

Todos os encontros ocorrerão no Anfiteatro do SEL, às 14h30. Confira a programação:

Quinta-feira, dia 16

Abertura. Introdução ao problema de planejamento de sistemas de distribuição de energia elétrica e expansão conjunta geração-distribuição, considerando confiabilidade.

Sexta-feira, dia 17

Planejamento conjunto geração-distribuição em redes de distribuição considerando resposta da demanda e dispositivos armazenadores de energia.

Segunda-feira, dia 20

Apresentação da Universidad de Castilla-La Mancha e linhas de pesquisa. Encerramento.

Sobre o palestrante

Contreras é bacharel em engenharia elétrica pela University of Zaragoza, Espanha (1989), mestre na mesma área pela University of Southern California, Los Angeles (1992), e Ph.D. pela University of California, Berkeley (1997). Desde 1998 é docente da Universidad de Castilla La-Mancha, Espanha, atualmente como professor titular. Já atuou também como professor visitante na University of Hong Kong e na University of Illinois at Urbana-Champaign. Além disso, é consultor em diversas companhias elétricas na Espanha e participou como pesquisador chefe em projetos espanhóis, europeus e internacionais.

Professor Eduardo Nobuhiro Asada Tel.: (16) 3373-8706 E-mail: easada@usp.br

Foto: Marcos Santos/USP Imagens