Equipe da USP de São Carlos é tetracampeã de concurso do Instituto Brasileiro do Concreto

25/11/2022

A Equipe de Concreto da USP São Carlos (ECon), formada atualmente por alunos da Escola de Engenharia de São Carlos(EESC) e do Instituto de Arquitetura e Urbanismo(IAU), conquistou o tetracampeonato do concurso Ousadia, durante o 63º Congresso Brasileiro de Concreto, realizado no mês passado.

A equipe é atualmente composta por 44 alunos de graduação dos cursos de Engenharia Civil (EESC) e Arquitetura e Urbanismo (IAU). Além disso, o grupo é orientado pelos professores Alessandra Lorenzetti e Ricardo Carrazedo do Departamento de Estruturas da EESC e pela professora Luciana Schenk do IAU.

O congresso, realizado pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), em seu jubileu de ouro, possui cinco concursos estudantis: Aparato de Proteção ao Ovo (APO), Concreto Colorido de Alta Resistência (COCAR), Concrebol, Ousadia e Quem Sabe, Faz ao Vivo (QSFAV). Contudo, a ECon participou apenas dos concursos COCAR, Concrebol e Ousadia, devido às dificuldades enfrentadas pela equipe com a retomada das atividades presenciais. Após os resultados, a equipe está focada no desenvolvimento e reestruturação da equipe, para conseguir participar de todos os concursos do IBRACON e obter melhores resultados.

O grupo do Ousadia foi composto pelos alunos do IAU: André Mascarenhas, Gabriel Pazeti, João Ferreira, Laura Hiilesmaa e Pedro Saraiva, além dos seguintes alunos da EESC: Airton Tassin, Bruno Sérgio, Kenzo Tamura, Isadora Xavier, Lucas Candido, Marcelle Matumoto, Marcos Yokonuki, Mateus Sanders e Vitor Cavaretti.

O Ousadia, concurso no qual a equipe foi campeã, consiste na elaboração de um projeto arquitetônico e estrutural de uma obra em concreto, em que o objetivo era apresentar a solução mais ousada para o desafio proposto. Este ano, o concurso propôs a elaboração de um projeto de um Dispositivo em Desnível com OAEs em concreto para melhorar a interligação entre as regiões administrativas de Ceilândia e Samambaia em Brasília no Distrito Federal.

Como solução para o desafio, a ECon realizou um projeto de uma rotatória elevada e túneis passando por baixo de uma das vias com o intuito de melhorar o fluxo de veículos do local, além de elaborar um projeto de parque para valorizar os espaços no entorno do objeto.

O resultado final do projeto pode ser assistido no vídeo abaixo, elaborado pela equipe.