Nota da Direção à Comunidade EESC

22/09/2023

1. CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

Está em execução na Universidade de São Paulo um esforço inédito e focado na contratação de novos docentes.

A Reitoria liberou 879 contratações, o que significa uma reposição de 100% das vagas perdidas desde 2014, quando a USP registrou seu maior número de docentes.

Como parte desse processo, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) recebeu 36 novos claros, possibilitando que seu quadro também seja equiparado ao de 2014, quando a Unidade tinha 204 docentes. Confira o processo de liberação e contratação:

Ano 2019
• 8 vagas em março
• 6 vagas em setembro
Total: 14 vagas, com os respectivos professores doutores já contratados.

Anos 2022-2024
22 vagas, estando 8 delas com editais abertos (primeiro grupo); 8 em tramitação Unidade/Reitoria (referentes a 2023), para liberação dos cargos e posterior abertura dos concursos, e 6 vagas restantes para distribuição em 2024.

Além desses claros de reposição, a EESC recebeu 2 vagas via Edital da Pró-Reitoria de Pesquisa, em 2019, e outras 2 via Edital da Comissão de Cargos Docentes, no ano passado.

De forma diligente e célere, a Escola está adotando as medidas necessárias para que essas contratações aconteçam com a maior brevidade possível, no entanto, é importante lembrar que esse não é um processo imediato, por envolver prazos e questões legais inerentes aos concursos públicos, definição de perfis individualizados para cada claro, estabelecimento de programa/temas para abertura de cada edital, disponibilidade de funcionários e docentes, formação de bancas com competência comprovada, além de preservação da qualidade intrínseca à USP. Ou seja, mesmo com a abertura e a oferta de tantos claros, o rito de contratação exige certo tempo para sua realização devido às especificidades da vaga e do processo.

Como forma de mitigar esse impacto na rotina acadêmica e suprir as necessidades urgentes de ensino, a Reitoria autorizou ainda a contratação de Professor Temporário.

Cabe observar que, em 2022 e 2023, houve na EESC a vacância de 6 docentes, seja por aposentadoria, falecimento ou exoneração, situação que será analisada no segundo semestre do próximo ano, conforme informado pela Reitoria no expediente GR/CIRC/109.

Outros detalhes da contratação de docentes na USP são explicados pelo reitor, neste vídeo.

2. AUXÍLIOS DE PERMANÊNCIA

Também é oportuno levar ao conhecimento da nossa comunidade a evolução do número de estudantes atendidos pelas bolsas de apoio.

A USP aumentou o total de auxílios de cerca de 11 mil para 15 mil atendidos, um salto de quase 50%.

Na EESC, o acréscimo também foi expressivo (40%), passando de 419 estudantes beneficiados, em 2022, para atuais 599.

Neste ano, a USP alterou a política de auxílio à permanência estudantil, o que implicou na reelaboração de todas as bolsas e auxílios antes vigentes.

Até 2022, os estudantes obtinham ajuda financeira por meio de quatro auxílios diferentes (moradia, transporte, alimentação e livros), com valores e tempos de concessão variados, e também das bolsas PUB que, por terem critério socioeconômico, vinculavam o auxílio à obrigatoriedade de vínculo com algum projeto de ensino, pesquisa ou extensão. Isso gerava reclamações dos alunos, que pediam essa dissociação.

Como parte de um processo de melhoria, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) unificou os quatro auxílios em um só, de maior valor. Assim, desde o início deste ano, o novo auxílio PAPFE independe de qualquer vínculo a projetos, e quem é beneficiado não está impedido de obter bolsa PUB e IC (ou bolsas externas, Fapesp ou Capes).

O novo auxílio PAPFE aumentou o valor da bolsa de R$ 500,00 para R$ 800,00. Beneficiários de residência no CRUSP passaram a receber um auxílio adicional de R$ 300,00, que não existia.

Outras mudanças estão relacionadas à renovação, que deixou de existir (agora vale para todo o tempo de curso), à gratuidade nos restaurantes universitários (todos os beneficiários têm direito) e à extensão de auxílio aos discentes de pós-graduação (antes não havia).

Consideramos que os esclarecimentos acima são extremamente importantes à comunidade da EESC, especialmente neste momento em que a Universidade é instada a contratar novos docentes e ampliar o apoio à permanência de seus estudantes, demonstrando certa desinformação por parte de quem apresenta tais reivindicações.

São Carlos, 22 de setembro de 2023.

Prof. Dr. Fernando Martini Catalano, Diretor
Prof. Dr.  Antônio Nélson Rodrigues da Silva, Vice-Diretor