Nota de falecimento do Professor Emérito Rosalvo Tiago Ruffino, ex-diretor da EESC

04/10/2021

A Escola de Engenharia de São Carlos da USP comunica, com pesar, o falecimento do professor Rosalvo Tiago Ruffino, ex-diretor da EESC e docente aposentado do Departamento de Engenharia Mecânica, ocorrido nesta segunda-feira, dia 4.

O velório acontecerá das 13h30 às 15h30 desta terça-feira, no Velório Municipal de São Carlos, seguido pelo sepultamento do corpo, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo.

Rosalvo Tiago Ruffino nasceu na cidade de Boa Esperança do Sul, em São Paulo, em 1934. Ingressou na primeira turma do curso de Engenharia Mecânica da EESC em 1953, formando-se em 1960. Iniciou suas atividades como docente do Departamento de Engenharia Mecânica em 1961 e chegou a liderar o Laboratório de Máquinas Ferramenta, que teve grande destaque nas décadas de 70, 80 e 90. Foi chefe do Departamento de Engenharia Mecânica em duas oportunidades: entre 72 e 74 e entre 95 e 99. Também atuou como diretor da Escola no período de 1991 a 95, pautando-se em novas experiências que foi buscar junto com outros docentes em instituições como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, e o Instituto Fraunhofer, na Alemanha.

(Atualizado às 9h58 - 05.10.2021)