Oportunidade de pós-doutorado no Departamento de Hidráulica e Saneamento

18/01/2022

Entre os dias 24 de janeiro e 23 de fevereiro estarão abertas as inscrições para o processo seletivo visando escolher um estudante de pós-doutorado que trabalhará no projeto internacional intitulado Low cost technologies for drinking water in Brazilian rural communities - household slow sand filters combined with ultraviolet LED disinfection (ICAR1201373 - International Collaboration Awards 2020).

O projeto é financiado pela Royal Society do Reino Unido e no Brasil está sob responsabilidade da professora Lyda Patricia Sabogal Paz, do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), .

Está disponível uma vaga para candidato(a) com formação em Engenharia Civil, Engenharia Ambiental ou Engenharia Ambiental e Sanitária com doutorado na área de tratamento de águas, com experiência em filtração lenta, desinfecção, adsorção, monitoramento de sistemas de tratamento de água e análises físico-químicas e microbiológicas em amostras de água.

O candidato deve ter perfil que atenda às necessidades do projeto, conforme descrito neste documento. Se preencher os requisitos, o interessado deverá enviar o Currículo Lattes atualizado e uma carta de recomendação atualizada do orientador(a) do doutorado para a professora Lyda ao endereço eletrônico lysaboga@sc.usp.br.

Os candidatos pré-selecionados serão entrevistados via Google Meet até 10 de março de 2022 (horário a combinar). O candidato selecionado será notificado até 20 de março de 2022 com início das atividades a partir de Abril de 2022.

O valor da bolsa será de R$ 6.000,00 reais por mês e terá duração de 12 meses com estágio provatório de três (3) meses. A bolsa poderá ser renovada em função do desempenho do pesquisador.

Resumo do projeto

663 milhões de pessoas não têm acesso à água potável no mundo, assim, essa população precisa de tecnologias de baixo custo que atendam às suas necessidades e limitações. Os filtros lentos domiciliares podem ser considerados uma tecnologia de tratamento de água promissora para uso doméstico em áreas não atendidas por redes de distribuição. Neste contexto, a Ulster University (Reino Unido) e a EESC/USP (Brasil) irão avaliar o desempenho de sistemas integrados de filtros lentos domiciliares acoplados a reatores de UV-LED em climas temperados e tropicais. Esta pesquisa irá contribuir no desenvolvimento de tecnologias de baixo custo e adaptadas ao contexto local que forneçam água potável em regiões descentralizadas.

Confira todos os detalhes do processo seletivo no edital clicando aqui.

Mais informação: lysaboga@sc.usp.br