Orientações gerais aos alunos e docentes sobre Sistema Atena e bolsas de mobilidade internacional da USP

17/07/2018

“São Carlos, 5 de julho de 2018.

Aos professores e alunos da Escola de Engenharia de São Carlos,

A Comissão de Pesquisa da EESC vem informar a todos os alunos que desejam concorrer à Bolsa Mérito Acadêmico para Mobilidade Internacional da AUCANI, dentro da cota com Iniciação Científica, deverão certificar dos seguintes aspectos:

• Estar regularmente inseridos no Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP, instituído pela Resolução CoPq No 7.236/2016;

• Cumprir as normas e prazos estabelecidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP para registro inicial e de acompanhamento obrigatório no Sistema Atena das atividades realizadas no âmbito do programa;

• O primeiro relatório semestral de atividades da Iniciação Científica deve ter já sido devidamente submetido e aprovado no âmbito da Comissão de Pesquisa da EESC. Esta verificação é feita via Sistema Atena;

• Somente depois de 6 (seis) meses de pesquisa é que será possível inserir o primeiro relatório no Sistema Atena.

Sem o registro no Sistema Atena e a aprovação do Relatório Semestral, o aluno não poderá concorrer à Bolsa Mérito para Mobilidade Internacional na cota para Iniciação Científica, mas poderá concorrer nas cotas gerais.

A frequência do estudante deve ser registrada mensalmente no Sistema Atena pelo orientador, bem como a inserção do relatório parcial e final.

Portanto, todos os alunos candidatos às Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, após o resultado das bolsas que não foram contempladas, deverão então solicitar ao Orientador que os cadastrem no Sistema Atena como Iniciação Científica sem remuneração. Outras bolsas como FAPESP e PUB (Programa Unificado de Bolsas), assim como aquelas outras atividades consideradas como pesquisa de Iniciação Científica pela Resolução CoPq No 7.236/2016, também poderão ser cadastradas pelo orientador no Sistema Atena.

Atenciosamente,

Ivan Nunes da SilvaPresidente da Comissão de PesquisaTel.: (16) 3373-9251E-mail: cpq@eesc.usp.br