COMUNICADOS

PCA 2025 - Informe Geral 001/2025-EESC

06/02/2025

Considerando as dúvidas geradas sobre a execução do PCA 2025, estamos complementando o comunicado anterior. As Demandas (Requisições) no Sistema Administrativo da USP deverão ser cadastradas conforme os prazos abaixo.

Lembrando que as Demandas só serão executadas conforme previsto no PCA e de acordo com os recursos orçamentários alocados em seus respectivos Departamentos/ Setores. 

Até dia 15/02/2025 (prorrogado)
1) Novos condicionadores de ar e instalação (itens separados e na mesma requisição);
2) Equipamentos de médio e grande porte - custo acima de R$ 10.000,00;
3) Material para usinagem (barras, tarugos, cones, mandris, desbastadores, etc.);
4) Ferragens para montagem de móveis. 

Até o dia 28/02/2025
5) Móveis;
6) Eletrodomésticos - qualquer porte;
7) Equipamentos, acessórios e periféricos de informática;
8) Equipamentos de proteção individual (EPIs),
9) Uniformes.

Até o dia 15/03/2025
10) Material de escritório;
11) Softwares de prateleira;
12) Material elétrico;
13) Equipamentos de audiovisual (câmeras, projetores, microfones, caixas de som, etc.).

 Até o dia 25/03/2025
14) Demais itens

15) Taxas de inscrição

As Demandas (Requisição) de pagamento de taxas de inscrição nacionais e internacionais, bem como as demandas de pagamento de publicação em revistas internacionais, devem ser enviadas com antecedência de 90 dias.

CONSIDERAÇÕES PARA FINS DE CONHECIMENTO:

  1. O PCA 2025 estimou valores e quantidades para as contratações. A execução seguirá à medida que aproximadamente 80% das demandas já tenham sido enviadas ao sistema Mercúrio. Dessa forma, a colaboração dos demandantes será essencial para agilizar os processos de contratação, pois daremos prioridade as aquisições mais próximas dos valores previstos.

Por exemplo, foram planejadas as seguintes contratações no PCA 2025:

  • Aparelhos de ar-condicionado – R$ 1.908.388,00
  • Eletrodomésticos – R$ 173.119,00
  • Acessórios de informática – R$ 595.570,26
  1. O início das compras será determinado pela proximidade dos valores estimados, garantindo conformidade com a legislação federal e o decreto estadual, que exigem a realização de aquisições em volumes maiores e com menos fracionamentos. Além de evitarmos o retrabalho. Portanto, salientamos que o envio antecipado das demandas não é uma garantia que ela será atendida no mês seguinte. Somente será uma forma de agilizarmos o processo.

  2. Neste ano, a partir de fevereiro, já iniciamos a devolução das demandas com erros em ETPs, TRPs e mapas de riscos. O objetivo é que essas devoluções ocorram no máximo 10 dias após o envio ao setor de compras ou licitações, reduzindo os problemas enfrentados no ano anterior. As correções serão registradas no histórico da demanda, facilitando a identificação e o acompanhamento dos ajustes.

  3. Importante lembrar que no ETP indicado na Demanda do Sistema Administrativo da USP, item II, deve ser informado a que DFD introduzida no PCA 2025 ele se refere.

Exemplo:
II - Demonstração de previsão da contratação no plano de contratações anual, sempre que elaborado de modo a indicar o seu alinhamento com o planejamento da Administração.

DFD 0001/2024 - item 1 - valor estimado R$ 500,00. 

  1. Estamos criando vídeos explicando cada passo da criação do ETP, alguns já estão disponíveis no Youtube. Cada vídeo explicará um pedaço do ETP, o título indica a que parte se refere.

Atenciosamente,

Fábio Cappellano
Comissão de Planejamento