PRP: Workshop USP-Petrobras

05/04/2021

Desde o ano passado a Petrobras alterou a forma e os procedimentos de contratação dos projetos de PD&I junto às Instituições de Pesquisa, Ciência e Tecnologia.

A modalidade principal de contratação, que deve prevalecer nos próximos anos, é a de contratação competitiva de projetos científicos, de desenvolvimento tecnológico e de inovação inseridos em temas de grande interesse imediato da empresa.

Para a consolidação destes temas, a Petrobras está promovendo eventos com algumas das principais Instituições de Ciência e Tecnologia para apresentar, discutir e colher sugestões para consolidar um conjunto de temas associados aos objetivos de solução de problemas tecnológicos atuais da companhia.

Nestas rodadas atuais de discussão o foco será em temas associados às etapas de Exploração e Produção de petróleo e gás (“upstream”).

O objetivo da Petrobras é, posteriormente, contratar projetos dentro destes temas que resultem em soluções tecnológicas que impliquem em melhorias associadas à Segurança, à preservação do Meio-Ambiente, à Saúde (SMS), que promovam a redução dos custos operacionais e a otimização da produção. A contratação privilegiará os projetos que possam apresentar resultados tecnológicos que se encontrem num nível de maturidade elevado (TRL alto), e que permitam a construção de pilotos, protótipos, processos etc., que possam avançar rapidamente para as fases de implantação ou comercialização.

Neste sentido, a Petrobrás convidou a USP para a realização de um Workshop no qual haverá a apresentação, discussão e proposição de temas sobre os quais a USP já apresenta maturidade, competência e experiência comprovadas (inclusive infraestrutura). O objetivo é promover o encontro do pessoal técnico da Petrobras, que atua nos temas de interesse, com os pesquisadores da Universidade, de modo a consolidar um conjunto de temas sobre os quais a USP poderá oferecer as soluções tecnológicas no nível desejado.

Não serão discutidos projetos específicos no Workshop. Isto ficará para uma etapa posterior.

Alguns temas de interesse já apresentados pela Petrobras para discussão são os seguintes:

· Materiais para resistentes ou para proteção contra corrosão;
· Captura de carbono e uso do CO2;
· Tecnologia de produção de Hidrogênio;
· Recuperação avançada;
· Descomissionamento de Plataformas e instalações;
· Robótica para redução de riscos de SMS
· Transformação Digital
· Inteligência Artificial

É muito importante também que a USP indique novos temas para serem apresentados e discutidos durante o evento.

Para isso, estou solicitando a todos que divulguem em suas Unidades e Institutos estas informações às Comissões de Pesquisa, aos Laboratórios e Grupos de Pesquisa e a todos que já tenham experiência comprovada e maturidade nos temas supracitados ou em outros temas relevantes que possam trazer soluções inovadoras para às atividades ligadas às fases de Exploração e Produção.

Solicitamos então às Unidades e Institutos que tenham Grupos e Laboratórios interessados que montem uma lista indicando os coordenadores e pesquisadores envolvidos e os temas nos quais pretendem se engajar. Os temas podem ser alguns dos já listados, bem como outros a serem propostos para a Petrobras.

As informações devem ser enviadas à PRP (prp@usp.br prp@usp.br) sob a designação Workshop Petrobras, até o dia 08 de abril, para que possam ser consolidadas e enviadas à Petrobras para o planejamento do Workshop.

Atenciosamente,

Prof. Sylvio Canuto