COMUNICADOS

Saúde Mental na USP: Inclusão e Pertencimento

18/10/2022

No período de 31 de outubro a 3 de dezembro, acontece o curso Saúde Mental na USP: Inclusão e Pertencimento, oferecido à comunidade universitária - professores, estudantes e funcionários da USP.

O evento conta com professores de várias unidades da USP e possibilita: disseminar e discutir a proposta de saúde mental da PRIP, convidando à ampla participação; transmitir informações importantes sobre sofrimento psíquico e sociopolítico, ampliando a possibilidade de atenção e diálogo às situações presentes no contexto universitário; dar subsídios para o acolhimento inicial de demandas em saúde mental e a estratégias de construção de espaços de bem estar social e saúde mental.

Oferecimento: Período: 31 de outubro a 3 de dezembro, das 18h às 20h30, on-line.

Inscrições no Sistema Apolo.

Conteúdo Programático:

31/10: Aula 1 -  A política de saúde mental da USP: inclusão e pertencimento.

07/11: Aula 2 - A dimensão sociopolítica do sofrimento e os marcadores sociais da diferença – do silenciamento à escuta das relações raciais na universidade.

09/11: Aula 3 - Escuta e acolhimento: do sintoma à elucidação do conflito nas relações universitárias.

16/11: Fórum de reflexão e debates sobre saúde mental na USP (virtual).

21/11: Aula 4 - Escuta e acolhimento na ideação suicida e pósvenção em suicídio.

23/11: Aula 5 - Escuta e acolhimento das crises agudas em Saúde Mental.

28/11: Aula 6 -  Por uma universidade acolhedora: proposta de trabalho em rede assistencial.

03/12: Fórum de reflexão e debates sobre saúde mental na USP (presencial)

Contamos com a sua participação!