Univesp faz chamada para docentes conteudistas

21/10/2020

A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) está buscando docentes conteudistas para as disciplinas citadas abaixo. Todas serão ofertadas em 2021.

Basicamente são requisitos:
1) Possuir currículo lattes atualizado;
2) Ter graduação na área da disciplina;
3) Ter título de doutor na área da disciplina;
4) Ter experiência docente na área da disciplina;
5) Ter vínculo docente de no mínimo 12 horas semanais ou ser aposentado de instituição de educação superior;
6) Ter publicações na área da disciplina, sendo, ao menos um, em extrato A ou equivalente, nos últimos 5 anos; ou
7) Ter vínculo como docente em programa de pós-graduação stricto sensu.

Maiores informações e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da universidade:

Nome da Disciplina e Ementa
Letramento em LIBRAS para professores
Refletir sobre os discursos que constituem a educação de surdos; Promover uma visão de educação voltada para o campo das possibilidades de ensino e de aprendizagem; Possibilitar momentos de discussão sobre questões pertinentes ao processo de in/exclusão escolar; Produzir mecanismos que favoreçam uma educação voltada para os interesses da comunidade surda.

Interface Humano-Computador
Histórico e evolução de IHC. Métodos e técnicas de design. Experiência de usuário, arquitetura da informação e acessibilidade e sua realização com recursos de HTML/CSS. Páginas responsivas. Manipulação do DOM com JavaScript ou TypeScript. Outras APIs JavaScript oferecidas pelos principais navegadores. REST e AJAX. Aplicações de página única (como React.js).
Ferramentas para testes automatizados (como Selenium). 2021b4 COM200 Formação Profissional em Computação Pequenas atividades práticas envolvendo desenvolvimento de software web, internet das coisas e ciências de dados

Tópicos Avançados em Eng. de Computação II
Aprofundamento em um tópico avançado em Engenharia de Computação, selecionado dentre assuntos de interesse e ascensão na área, refletindo ainda sobre seus impactos no cotidiano.

Sistemas Computacionais Arquitetura de Von Neumann.
Acesso à memória. Níveis de cache. Memória virtual e TLB. Chamadas de sistema. Biblioteca padrão. Noções de Linguagem C e de sua tradução para Assembly (laços, apontadores e chamada de funções). Implementação de lista ligada com ponteiros em C. Threads e processos. Escalonamento de processos, time-sharing, status de processos (executando, esperando CPU, esperando E/S). Tratamento de interrupções.

Tópicos Avançados em Engenharia de Produção I
Visão geral de tópicos avançados em Engenharia de Produção, considerando assuntos de interesse e ascensão na área, com impacto no cotidiano.

Projeto Integrador para Licenciatura IV
Desenvolvimento de material didático; práticas pedagógicas inclusivas; Inclusão.

Tópicos Avançados em Engenharia de Produção II
Aprofundamento em um tópico avançado em Engenharia de Produção, selecionado dentre assuntos de interesse e ascensão na área, refletindo ainda sobre seus impactos no cotidiano.

Projeto Integrador para Licenciatura III
Uso de tecnologia na educação; Tecnologia Educacional; Estratégias Pedagógicas; Planejamento em sala de aula; Trabalho em Grupo.

Laboratório de Produção Textual
A escrita e a escritura. Questões sobre autoria. A construção ficcional e não ficcional. A linguagem em suas diversas manifestações. Revisão textual em língua portuguesa. Aspectos da argumentação e persuasão. Gêneros literários. Escrita no âmbito acadêmico, artístico e online

Elementos de Álgebra
Noção de Estrutura Algébrica, sua evolução histórica. Anéis: definição, exemplos, ideais, homomorfismos, anel quociente. Corpos: definição, exemplos, extensões de corpos, extensões finitas, algébricas, grau de uma extensão, corpo de raízes de um polinômio sobre Q. Números complexos, raízes da unidade. Equações de 3º e 4º graus. Grupos: definição, exemplos, grupos de simetrias de figuras planas e espaciais.