26/09/2024
A USP realiza nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, de forma totalmente on-line e digital, a edição 2024 da Feira USP e as Profissões. A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP é destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. A participação é totalmente gratuita e a programação completa estará disponível no site uspprofissoes.usp.br.
Cada dia do evento será dedicado a uma das três grandes áreas do conhecimento: ciências exatas, humanas e biológicas, junto com saúde. Informações sobre os cursos de graduação e as unidades de ensino, atividades interativas, orientação profissional e instruções sobre as formas de ingresso na USP estão entre as ações que serão oferecidas em tempo real e também a partir de recursos sob demanda, que abordam com profundidade os aspectos dos 183 cursos oferecidos pela USP.
A proposta deste novo formato busca democratizar ainda mais o acesso à USP sem a barreira da distância física.
“Esse evento representa uma oportunidade ímpar para os alunos explorarem as diversas facetas das profissões e campos de estudo disponíveis na universidade, o que facilitará a escolha dos cursos, de modo a permitir que a opção por um deles seja alinhada com os interesses e aspirações dos estudantes”, afirma a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Marli Quadros Leite.
Além do tradicional evento que traz informações importantes sobre as carreiras e profissões, este ano será realizado um encontro especial entre estudantes vindos de escolas públicas com seus antigos colégios. O projeto De Volta à Escola: EU na USP antecede a Feira USP e as Profissões, com visitas que serão realizadas entre os dias 26 de agosto e 20 de setembro.
Durante esse período, os alunos ingressantes da USP neste ano retornarão às suas escolas de origem para compartilhar suas experiências e trajetórias, com o intuito de motivar e inspirar os colegas secundaristas. Serão visitadas 513 escolas públicas em 143 municípios paulistas com a participação de 885 estudantes de graduação. Cada escola receberá um kit contendo diversos materiais que os professores poderão desenvolver com seus alunos. Os visitantes levam também orientações sobre as formas de ingresso na Universidade e os programas e bolsas de estímulo à permanência estudantil.
“Esses encontros visam incentivar os estudantes a participarem dos processos seletivos da USP, seja pelo Provão Paulista, Enem USP ou pelo tradicional vestibular da Fuvest”, informa a pró-reitora.
A escolha da profissão
Um dos maiores e mais tradicionais eventos da USP na área de extensão e relacionamento com a sociedade, a Feira USP e as Profissões vem sendo marcada há mais de 20 anos por uma intensa participação de jovens em busca de seu futuro profissional.
Em 2023, o evento recebeu 71.967 visitantes, vindos de 22 Estados brasileiros e de outros 14 países. Deste público, 51% eram oriundos de escolas públicas e 49%, de escolas particulares.
Para 2024, a aposta é atrair ainda mais os jovens com conteúdos disponibilizados on-line, em ações em tempo real e sob demanda. A realização do evento digital é viabilizada por meio de convênio entre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e o Instituto Pecege.
O evento
A Feira USP e as Profissões é um evento totalmente gratuito e faz parte do Programa “USP e as Profissões”, que realiza também visitas monitoradas nas unidades de ensino ao longo do ano.
A primeira edição aconteceu em 2001, no campus de Ribeirão Preto. Até 2019, diferentes campi da USP no interior promoveram edições anuais, em esquema de rodízio. Na capital, o evento acontece anualmente desde 2006. Após um período no campus Butantã, o evento foi realizado de 2014 a 2019 no Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP. Em 2020 e 2021, as edições foram on-line e em 2022 e 2023, retornaram à Cidade Universitária. Em 2024 a organização aposta no sucesso do público digital, que atingiu mais de um milhão de participantes no somatório das edições de 2020 e 2021.
A carta de serviços da USP, atualizada em 2023, registra que são oferecidos 183 cursos de graduação na capital e no interior do Estado, com mais de 58 mil alunos. A pós-graduação possui 264 programas com cerca de 30 mil matriculados..