22/06/2023
Dentro do programa de comemorações dos 70 anos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), a cidade de São Carlos recebe mais um concerto da USP Filarmônica e, desta vez, em parceria com o Coro Acadêmico da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), que está em turnê pelos seus 10 anos.
Será um evento especial e gratuito, no dia 28 de junho, às 20h, na Catedral de São Carlos.
O concerto será parte de projeto de reconstrução da memória, contemplando obras de compositores poetas pretos e pardos dos séculos XVIII e XIX tais como Manuel Dias de Oliveira, Domingos Caldas Barbosa (Lereno Selinuntino), José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, José Maurício Nunes Garcia, João de Deus de Castro Lobo, José Maria Xavier, Antônio Carlos Gomes, Anacleto de Medeiros e Pixinguinha, entre outros.
Da USP Filarmônica participam os solistas André Luís Giovanini Micheletti (violoncelo), João Paulo Henrique da Silva (clarinete), Nabade Tomás da Silva (trompa) e Tales Thomas de Souza (trombone), sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi.
Já pelo Coro da OSESP se apresentam os solistas Yohanna Granatta (soprano), Fernanda Ribeiro (soprano), Isabel Quintela (soprano), Janaína Avanzo (soprano), Fernanda França (soprano), Emily Alves (mezzo soprano), Luna Previatti (mezzo soprano), Célio Souza (barítono), Nathália Soares (contralto), Gabriel Soares (tenor) e Diego Bosnich (baixo), sob regência do maestro Marcos Thadeu.
Como sempre acontece nos concertos da USP Filarmônica, a orquestra recebe o público de forma livre e gratuita (não é necessário retirar ingresso).
A Catedral de São Carlos fica na Praça Dom Marcondes Homem de Mello, s/n, no Centro.
Concertos USP
A série Concertos USP é uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (DM-FFCLRP-USP), em conjunto com os Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos Campi da USP de Ribeirão Preto e São Carlos, e em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e com a Prefeitura Municipal de São Carlos.
Coro Acadêmico da Osesp
Criado em 2013 com o objetivo de formar profissionalmente jovens cantores, o Coro Acadêmico da Osesp é composto pelos alunos da Classe de Canto da Academia de Música da Osesp, sob direção do maestro Marcos Thadeu. Oferece experiência de prática coral, conhecimento de repertório sinfônico para coro e orientação em técnica vocal, prosódia e dicção, além da vivência no cotidiano de um coro profissional, fazendo apresentações regulares junto ao Coro da Osesp. Em 2021, a Classe foi reconhecida pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo como Curso Técnico Profissionalizante em Canto. Os alunos que concluem a formação passam então a receber um Certificado Técnico Profissionalizante, válido em todo o território nacional.
USP Filarmônica
Fundada em 2011, a USP Filarmônica é formada exclusivamente por estudantes de graduação em seus quadros de bolsistas, cumprindo as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade pública, e atuando também com professores, funcionários, ex-estudantes egressos do Curso de Música da USP em Ribeirão Preto e demais artistas convidados. Rubens Russomanno Ricciardi (maestro principal) e José Gustavo Julião Camargo (maestro assistente) atuam na Direção Artística, buscando a inovação dos repertórios com reconstrução de memória e exercícios de contemporaneidade, num contraponto entre antigo e novo, clássico e experimental, regional e cosmopolita. Além dos clássicos, a USP Filarmônica se dedica à música brasileira de todos os tempos, em conjunto com as pesquisas do NAP-CIPEM do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Apresenta-se regularmente em suas sedes em Ribeirão Preto e São Carlos, e todos os concertos e récitas de óperas são gratuitos e abertos ao público.
Marcos Thadeu
Regente dos Coros Acadêmico e Juvenil da Osesp e professor de canto na Faculdade Cantareira, Marcos Thadeu estudou com Sérgio Magnani, Berenice Menegale, Eladio Pérez-González, Esther Scliar e Carlos Alberto Pinto Fonseca. Foi solista e preparador vocal do grupo Ars Nova e do coral da UFMG, além de Regente Titular do Coral Lírico de Minas Gerais. Trabalhou com maestros como Michel Corboz, Eugene Kohn, Eleazar de Carvalho, Robert Shaw e David Machado, entre outros.
Rubens Russomanno Ricciardi
Compositor, maestro e musicólogo, Rubens Russomanno Ricciardi é natural de Ribeirão Preto (SP), foi professor titular da ECA-USP e hoje atua como professor titular da FFCLRP-USP e orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da EACH-USP. Com especialização na Universidade Humboldt de Berlim, é fundador do Curso de Música pela USP em Ribeirão Preto (com o seu pioneiro Bacharelado em Viola Caipira) e, também, fundador e professor responsável por corpos estáveis da universidade, tais como a USP Filarmônica, o Ensemble Mentemanuque, o Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM), a série Concertos USP em Ribeirão Preto e São Carlos e o projeto USP Música Criança em Ribeirão Preto e São Joaquim da Barra, além de e curador do Festival Música Nova Gilberto Mendes.
Escola de Engenharia de São Carlos
Em 2023, a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo completa 70 anos de atividades.
Sua trajetória começou em 18 de abril de 1953, quando foi proferida a aula inaugural, no prédio da Casa D´Itália, para a primeira turma.
Hoje, a EESC-USP oferece 10 cursos de graduação, 11 programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) e conta com inúmeros grupos temáticos, promovendo pesquisa inovadora e criativa na busca por soluções sustentáveis para os maiores desafios da engenharia contemporânea.
Entre as ações, também estão o estímulo ao empreendedorismo, o fomento à internacionalização e a extensão de suas atividades à comunidade.
A evolução e desdobramento da EESC resultaram na criação das demais unidades que compõem o Campus da USP São Carlos, além de alavancar o desenvolvimento tecnológico e educacional da cidade, reconhecida nacionalmente como A Capital da Tecnologia.
📑 | SERVIÇO |
Concerto da USP Filarmônica e Coro Acadêmico da OSESP Dia: 28 de junho de 2023, às 20h00 Convites: não é necessário (entrada gratuita) Local: Catedral de São Carlos - Praça Dom Marcondes Homem de Mello, s/n, no Centro. |