08/05/2025
De 1º de maio 2025 a 30 de abril de 2026, a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP disponibiliza um novo período de assinatura da plataforma Turnitin, que conta com novas funcionalidades. A partir de agora, a plataforma passa a incluir a detecção de escrita por inteligência artificial de textos redigidos em inglês e espanhol, visível diretamente nos relatórios de similaridade.
Essa tecnologia é capaz de identificar trechos potencialmente gerados por ferramentas como ChatGPT, Gemini e Claude, além de paráfrases realizadas por softwares automatizados, com alta taxa de assertividade. O objetivo é oferecer subsídios à análise da autenticidade dos trabalhos acadêmicos e apoiar práticas pedagógicas focadas no desenvolvimento da escrita autoral.
Dentre os benefícios da detecção de inteligência artificial na plataforma, estão: a possibilidade dos docentes realizarem comentários e feedbacks diretamente nos textos dos alunos; a promoção da escrita autoral por meio do envio de múltiplas versões dos trabalhos; apoiar a tomada de decisão pedagógica por meio da identificação de uso de inteligência artificial nos textos redigidos em inglês e espanhol; e o apoio à avaliações formativas que valorizam a autoria e a reflexão crítica.
Para acessar a plataforma, é necessário realizar o cadastro prévio na Biblioteca da sua Unidade. Na EESC, os interessados que desejam utilizá-las devem se cadastrar acessando aqui.
Mais informações:
Serviço de Biblioteca da EESC
Telefone/WhatsApp: (16) 3373-9207
E-mail: biblioteca.atendimento@eesc.usp.br