Workshop sobre impacto da poluição plástica está com inscrições abertas

03/07/2024

Estão abertas as inscrições para participação no 1º Workshop da Rede Midas Mongaru: Circularidade na Cadeia de Plásticos, que será realizado nos dias 18 e 19 de julho, em São Carlos (SP). O evento é uma realização do INCT Midas, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e INCT Circularidade em Materiais Poliméricos, coordenado pela Embrapa Instrumentação, que vai sediar o workshop.

O objetivo do evento é gerar um debate que conecte academia, indústria, cooperativas, poder público e sociedade, incluindo educadores dedicados às questões da sustentabilidade e educação empreendedora, atores que podem ser potenciais colaboradores para minimizar o impacto da poluição plástica.

Com formato interativo e colaborativo, o workshop será composto de seis painéis temáticos, com apresentação de alguns casos de sucesso e desafios envolvendo logística reversa, educação ambiental, legislação e políticas públicas, uso de plásticos biodegradáveis e de fontes renováveis, educação empreendedora, além do design para a circularidade.

Ao final do evento, os organizadores pretendem formalizar um plano de ações e de compromissos para levar adiante propostas resolutivas apontadas durante os dois dias de discussões.

Girar a roda

De acordo com a professora Alessandra Lucas da UFSCar, uma das instituições promotoras do workshop, a partir dos casos de sucesso, muitos desafios serão apresentados e escolhidos para ações a curto, médio e longo prazo.

“Planos de ação em âmbito local, regional e nacional serão traçados, de forma a direcionar as atividades da Rede Midas Mongaru e do INCT Circularidade em Materiais Poliméricos. Não queremos reinventar a roda da circularidade dos plásticos, mas fazê-la girar conectando atores importantes deste sistema”, afirma a professora.

Entre as presenças já confirmadas estão membros das cooperativas de coleta seletiva de São Carlos e Araraquara, além do presidente do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Ronei Silva, e Telines Basílio, presidente da Coopercaps, uma cooperativa modelo em São Paulo.

Para realizar a inscrição, acessar o site do evento Midas Mongaru

Dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail: midasmongaru@gmail.com.

O evento é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI-UFSCar) e Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa-UFSCar).

Rede

A Rede Midas Mongaru foi criada por docentes do DEMa, integrantes do INCT Midas de Tecnologias Ambientais e também do INCT Circularidade em Materiais Poliméricos.

Os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), criados em 2008, têm o objetivo de promover ações que fortaleçam colaborações com grupos de excelência de países líderes na respectiva área de atuação, facilitando a inserção da ciência e tecnologia brasileira no cenário internacional.

O programa é conduzido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), CNPq, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e diversas fundações de amparo à pesquisa estaduais. O INCT Circularidade em Materiais Poliméricos é apoiado pela Fapesp.

Texto: Embrapa Instrumentação