Comunicados Internos: Docentes e Funcionários

Série de webinários apresenta dicas para quem precisa aprender ou ensinar inglês acadêmico

30/06/2020

Especialista na escrita acadêmica em língua inglesa vai tratar do tema em cinco encontros com transmissão pela internet, todas as sexta-feiras de julho

Poder escrever e apresentar projetos e trabalhos em inglês é um dos desafios de estudantes e pesquisadores de graduação e pós-graduação. Para ajudar no ensino e aprendizagem dessa tarefa existe o inglês acadêmico, modalidade que foca na leitura, na escrita e na compreensão oral, e que será tema de uma série de webinários em julho, promovidos pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) e organizados pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP em parceria com Embaixada e Consulado Geral dos Estados Unidos.

[caption id="" align="alignright" width="300"] Jamila Barton, especialista em inglês acadêmico - Foto: Divulgação/US Departament of State[/caption]

Dirigidos à comunidade USP, os webinários serão apresentados pela especialista em língua inglesa do Departamento de Estado dos Estados Unidos Jamila Barton em cinco sessões, todas as sextas-feiras, entre 3 e 31 de julho de 2020, das 14h às 15h15. O evento será em inglês, mas será possível realizar perguntas em português ou inglês. O link para inscrições ficará disponível durante cada transmissão e os inscritos receberão certificados.

No evento, a especialista abordará questões tanto para quem quer aprender o inglês acadêmico quanto para quem ensina. No dia 3 de julho, o evento tratá uma visão atual sobre a escrita acadêmica em inglês, buscando mostrar os conceitos de ensino e de aprendizagem para o participante poder se situar entre as diversas abordagens. No segundo encontro, dia 10 de julho, o tema será o planejamento e o desenvolvimento de um curso com base na metodologia backward design (planejamento reverso). Opções de vocabulário e gramática são o tema do terceiro encontro, no dia 17 de julho, com a abordagem do Corpus of Contemporary American English (COCA). No dia 24 de julho, o tema será o ensino on-line de escrita acadêmica com dicas para o uso da ferramenta Google Classroom. No último encontro, dia 31 de julho, o evento trará estratégias e ferramentas eletrônicas para a escrita acadêmica de pós-graduandos. Confira mais na programação abaixo.

Webinários Aucani: Inglês acadêmico

Os encontros em inglês acontecem às sextas-feiras com Jamila Barton, especialista em língua inglesa do Departamento de Estado dos Estados Unidos

Escrita acadêmica em inglês: temas atuais
3 de julho - 14h00 às 15h15
Conceitos sobre ensino e aprendizagem da escrita em língua estrangeira no contexto de diversas abordagens e temas como escrita processual, estruturalismo, teoria comunicativa, gêneros textuais e análise crítica do discurso. O objetivo é os participantes poderem se situar e aplicar esses conceitos em seus próprios contextos de ensino e aprendizagem da escrita acadêmica em inglês.
Clique aqui para acessar

Backward Design no ensino de inglês acadêmico: objetivos de aprendizagem, planejamento e avaliação
10 de julho - 14h00 às 15h15
Etapas de desenvolvimento de um curso de inglês para fins acadêmicos (EAP) com base nos princípios do backward design (planejamento reverso). Aborda como descrever objetivos e resultados mensuráveis de aprendizagem a partir do Quadro Comum de Referência para Línguas (CFR) para planejar e desenvolver um curso de EAP.
Clique aqui para acessar

Usando o COCA na escrita acadêmica em inglês
17 de julho 14h00 às 15h15
Aprenda a consultar o Corpus of Contemporary American English (COCA), à disposição da comunidade USP, para identificar opções de vocabulário e gramática para aprimorar sua escrita acadêmica em inglês.
Clique aqui para acessar

Ensino on-line de escrita acadêmica em inglês usando o Google Classroom
24 de julho - 14h00 às 15h15
Práticas recomendadas para ministrar um curso de inglês para fins acadêmicos usando o Google Classroom. Os participantes aprenderão como aumentar o envolvimento e a participação dos alunos, atendendo aos princípios de design universal para navegação, colaboração, tarefas, avaliações e gestão de uma sala de aula on-line.
Clique aqui para acessar

Escrita acadêmica para alunos de pós-graduação: estratégias e ferramentas eletrônicas
31 de julho - 14h00 às 15h15
Estratégias de escrita acadêmica para alunos de pós-graduação, com enfoque em artigos e trabalhos acadêmicos para congressos. Discutiremos o papel da análise dos gêneros textuais e da consulta de corpora on-line para aprimorar a escrita profissional, bem como revisão e edição de texto.
Clique aqui para acessar

Por Jornal da USP