Pró-Reitoria de Graduação apoia projetos de alunos voltados para a comunidade

28/07/2020

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) recebe, até o dia 21 de setembro, as inscrições para a segunda edição do programa Aprender na Comunidade, voltado para o financiamento de projetos transdisciplinares desenvolvidos por estudantes da USP fora dos muros da Universidade, que reúnam diferentes competências e habilidades e ampliem a interação com a comunidade.

O projeto Sorria Jardim Caiçara, desenvolvido por alunos da Faculdade de Odontologia, foi um dos contemplados no primeiro edital do programa – Foto: Divulgação

“Tivemos grande êxito na primeira edição do programa, que foi lançado em 2018. Contamos com a participação de todas as unidades da USP e 107 projetos foram contemplados, abrangendo as diversas áreas do saber. Os resultados até agora apresentados pelos coordenadores são impressionantes. É irrefutável a importância que experiências extramuros como atividade de graduação focada na prática profissional junto à comunidade têm para a formação dos estudantes”, destaca o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

O pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Os projetos, que devem ter caráter interdisciplinar e estar alinhados aos projetos pedagógicos dos cursos, poderão ser submetidos em duas categorias: Projetos Específicos, novos ou já existentes que envolvam um ou mais cursos de uma unidade, e Projetos Consolidados, que foram contemplados no edital anterior.

Nesta categoria, os projetos devem apresentar proposta de continuidade e ampliação de seus objetivos, histórico de regularidade em sua execução, grande impacto em termos quantitativos e qualitativos, tanto para os estudantes da USP como para a comunidade envolvida, devendo incluir diferentes cursos e unidades da USP e articulação com o poder público.

Ao todo, serão empenhados recursos orçamentários da PRG no valor de até R$ 1,5 milhão, distribuídos de acordo com a categoria dos projetos selecionados. Os recursos são destinados para cobrir gastos de custeio, bolsas para os estudantes de graduação e para desenvolvimento das atividades relacionadas ao projeto.

Mais informações sobre o programa e sobre o edital podem ser obtidas na página da PRG.

Por Adriana Cruz do Jornal da USP