COMUNICADOS

AUCANI lança enquete sobre oferta de cursos em língua estrangeira e modalidades de ensino

13/08/2021

Com o intuito de mapear informações para a elaboração de políticas institucionais de promoção da internacionalização na USP, a Aucani solicita cordialmente a adesão de todos os docentes USP a este questionário sobre oferta de cursos em língua estrangeira e modalidades de ensino, cujas respostas servirão para orientar o desenvolvimento e implementação desta iniciativa (as respostas serão tratadas de maneira sigilosa, de acordo com as políticas de privacidade da USP).

O acelerado processo de transformação das atividades de ensino, aprendizagem e pesquisa tem exigido uma resposta igualmente rápida em um ambiente de intensa internacionalização. As instituições envolvidas buscam ampliar e diversificar a oferta de cursos e oportunidades de pesquisa voltadas ao público internacional, o que, por conseguinte, promove o estreitamento das relações institucionais e amplia as possibilidades para a comunidade USP no exterior, baseadas no princípio da reciprocidade.

Dois temas são objeto desta enquete:

I) Iniciativas de estímulo ao intercâmbio de estudantes, pesquisadores, docentes e funcionários demandam a adoção de políticas e práticas distintas daquelas voltadas preponderantemente ao público interno. Uma delas diz respeito à necessidade de aumentar a oferta de disciplinas em língua estrangeira, sobretudo em inglês. (1)

II) Outra prática cada vez mais comum é a diversificação das modalidades de intercâmbio, particularmente intensificada em razão da pandemia de COVID-19. Nesse contexto, cresce a discussão em torno de uma possível expansão da oferta do atual Ensino a Distância, incluindo modalidades como MOOC (Massive Open Online Courses) e COIL (Collaborative Online International Learning), enquanto mantendo o tradicional ensino presencial.

Pedimos, portanto, por gentileza, o preenchimento dos docentes USP por meio deste link, até o dia 31 de agosto de 2021.

Link: https://docs.google.com/forms/u/3/d/e/1FAIpQLSfEXfYma0TX1-csejgTyoRfCjVi4bLQb4nz9Q9SnzdDwx_dmQ/viewform