COMUNICADOS

Boas-vindas aos novos docentes da EESC

25/08/2022

O diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, professor Edson Cezar Wendland, recepcionou os docentes recém-contratados em um encontro realizado no último dia 19. No total, são oito novos professores (confira abaixo), lotados nos Departamentos de Engenharia de Produção, Hidráulica e Saneamento, Geotecnia, Estruturas, Elétrica e de Computação, Mecânica e Transportes.

Reunião de recepção dos novos docentes. Foto: Umberto Patracon

Como parte das boas-vindas e desse momento de integração e pertencimento à nossa comunidade universitária, o diretor fez uma breve apresentação da EESC e da USP, abordando aspectos históricos, estruturas acadêmica e administrativa e carreira docente, entre outros.

“Vocês representam o início de um novo ciclo, constituindo um grupo consistente e transversal, responsável por dar prosseguimento à exitosa trajetória da EESC nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. É uma sinalização clara do compromisso institucional e, brevemente, outros novos colegas se juntarão a este grupo, atendendo às expectativas estratégicas da nossa Unidade”, destacou Wendland, durante a acolhida.

O encontro também contou com a presença do professor Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti (assessor) e de outros membros da diretoria, como os assistentes técnicos Acadêmico, Administrativo e Financeiro, o assessor de comunicação e as secretárias.

Conheça os novos docentes:

AUGUSTO MATHEUS DOS SANTOS ALONSO é natural de São Carlos, tem 32 anos e é casado. Sempre se interessou pela engenharia de sistemas elétricos e eletrônicos, o que o motivou a cursar o ensino superior nessa área. Em 2014, concluiu a graduação em Engenharia de Controle e Automação na Universidade Federal de Ouro Preto, realizando um período sanduíche na University of New Mexico, nos EUA, através do Programa Ciência sem Fronteiras. Após graduar-se, trabalhou na indústria até o início de 2016, atuando com pesquisa e desenvolvimento na empresa Whirlpool, em Rio Claro (SP). Retornou à academia para cursar o mestrado em Engenharia Elétrica na UNESP/FEB, concluído em 2018 com a contemplação do prêmio de melhor dissertação de mestrado do ano pela Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência. Ele prontamente deu continuidade à sua formação, obtendo em 2021 a dupla titulação de doutorado em Engenharia Elétrica pela UNESP/FEB e pela Norwegian University of Science and Technology, da Noruega. Ainda em 2021, atuou por um curto período como professor no IFSP/Sorocaba e, posteriormente, em 2022, realizou um estágio pós-doutoral na UNICAMP. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC, na área de eletrônica analógica, e realiza pesquisas nas áreas de redes inteligentes de energia (smart grids), qualidade da energia elétrica e aplicação inteligente de conversores eletrônicos de potência usados na interface de fontes renováveis de energia.

 

FERNANDO LUIZ LAVOIE é natural de São Carlos, casado. É Engenheiro Civil com títulos de Mestre e Doutor em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. Atuou de 2006 a 2018 como Engenheiro nas áreas técnica e de qualidade em indústrias Brasileiras de Geossintéticos. Começou sua carreira acadêmica no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Caetano do Sul, em 2012, lecionando em disciplinas da Geotecnia e realizando pesquisas em solos e geossintéticos até 2022. Atualmente é Professor Doutor no Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos. Na sua atuação em favor de um mercado de geossintéticos mais técnico e com mais qualidade, coordenou o Comitê Técnico de Geossintéticos da Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos (CTG ABINT) de 2020 a 2022.

 

GUILHERME HENRIQUE DUARTE DE OLIVEIRA é graduado em Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP, 2011), fez doutorado no programa de pós-graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento na EESC (PPG-SHS, EESC/USP, 2016). Foi pesquisador pós-doutor na Escola de Engenharia Mauá (EEM/IMT, 2016-2019) e na Queen’s University (Kingston, Canadá, 2017-2018). Foi docente na Universidade Paulista (UNIP, 2020-2021) e na Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2021-2022), tendo lecionado para cursos de graduação em Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia Ambiental e Tecnologia em Meio Ambiente. Atua nas áreas de engenharia sanitária e biotecnologia ambiental, principalmente nos temas de tratamento de águas residuárias, biodegradação de micropoluentes, recuperação de energia, de biopolímeros e outros produtos microbianos de interesse.

 

JULIO CESAR MOLINA é Engenheiro Civil formado pela FEIS/UNESP em 2001, Mestre em Engenharia Civil na área de Estruturas (FEIS/UNESP, 2004) e Doutor em Engenharia Civil também na área de Estruturas (SET/EESC/USP, 2008). Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Engenharia de Estruturas (SET/EESC/USP, 2008-2012) sendo um período no exterior, no Department of Civil & Environment (Michigan State University/USA, 2011). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia de Estruturas da EESC/USP e credenciado ao junto ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da FEG/UNESP (área de Materiais Lignocelulósicos) com orientações regulares de alunos em nível de mestrado e doutorado. Junto à UNESP/Itapeva integra os grupos de pesquisa do CNPq Desenvolvimento de Produtos Lignocelulósicos e Simulação e Modelagem Computacional. Na EESC/USP integra os grupos de estudos sobre Estruturas de Madeira, Estruturas Mistas de Madeira e Concreto e Estruturas em Situação de Incêndio. Integra o Conselho Fiscal Instituto Brasileiro da Madeira e das Estruturas de Madeira – IBRAMEM e integra as Comissões de Estudos – Estruturas de Madeira e Madeira Serrada – da Associação Brasileira de Normas Técnicas. É assessor científico da FAPESP, CNPq, FIPAI e Propq/UFSCar, e revisor de vários periódicos nacionais e internacionais.

 

MAICON GOUVÊA DE OLIVEIRA é natural de Araraquara, casado, pai de duas filhas, ex-aluno de graduação e pós-graduação da EESC e e ex-jogador de futsal do CAASO, quando aluno. É Professor de Gestão de Tecnologia e Inovação do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Autor do primeiro livro brasileiro de roadmapping (“Roadmapping: uma abordagem estratégica para o gerenciamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias”) é ex-professor associado do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no Campus Avançado de Poços de Caldas e ex-presidente do Instituto de Inovação e Gestão do Desenvolvimento de Produtos (www.igdp.org.br). Tem doutorado e mestrado em Engenharia de Produção e graduação em Engenharia Mecânica (ênfase projetos de produto) pela EESC-USP. Fez doutorado sanduíche e pós-doutorado no Centre for Technology Management (CTM), Institute for Manufacturing (IFM), University of Cambridge, UK. Áreas de trabalho: gestão estratégica da inovação, roadmapping, digitalização da gestão da inovação, servitização e sistemas produto-serviço, desenvolvimento de produtos e empreendorismo tecnológico.

 

PATRICIA HENNIG OSMARI é natural de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Engenheira civil formada na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2014), durante a graduação, foi bolsista de graduação sanduíche pelo Programa Ciência sem Fronteiras na University of Texas at Austin – UT-Austin, onde trabalhou no Infrastructure Materials Performance and Characterization – IMPACT Laboratory. Também foi bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq na UFSM participando dos grupos de pesquisa GEPPASV e GEPECON, onde trabalhou com misturas asfálticas, materiais geotécnicos e concretos. É mestre em Geotecnia, com ênfase em pavimentação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ (2016), e doutora em Geotecnia, com ênfase em pavimentação, pela COPPE/UFRJ (2021). Tem experiência de pesquisa na área de materiais para pavimentação, com ênfase em ligantes asfálticos, matrizes de agregados finos, misturas asfálticas, investigação multiescala, reologia e materiais sustentáveis.

A professora Patrícia não pode estar presente à recepção, porque, no momento, realiza estágio pós-doutoral na University of Palermo – UNIPA financiada pela Marie Skłodowska-Curie Actions (Individual Fellowships) do programa Horizon 2020 da Comissão da União Européia.

 

PEDRO DE OLIVEIRA CONCEIÇÃO JUNIOR é natural de Garça (SP) e tem 29 anos. Doutor em Engenharia Elétrica (2020) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com período de estágio de pesquisa BEPE/FAPESP na Università degli Studi di Napoli Federico II, Itália (2017-2018), realizou pós-doutorado (2021-2022) no centro de pesquisa Inovação em Manufatura e Engenharia de Precisão (IMEP/USP) e atualmente é Professor Doutor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL). Em 2022, recebeu o reconhecimento ‘Senior Member’ do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) e passou a integrar o corpo editorial do periódico internacional IEEE Sensors Journal. Desenvolve atividades de pesquisa científica na área de métodos indiretos de monitoramento de processos e automação de sistemas, atuando principalmente nos temas de emissão acústica, transdutores piezelétricos, processamento digital de sinais, aprendizado de máquina, reconhecimento de padrões, e diagnóstico de falhas.

 

ROBERTO EIKI OSHIRO possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2004), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2010) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(2016). Atualmente é revisor de periódico da Latin American Journal of Solids and Structures (Impresso), Revisor de periódico da Internacional Journal of Impact Engineering, revisor de periódico da Theoretical and Applied Fracture Mechanics, revisor de periódico da Mechanics Based Design of Structures and Machines e Revisor de periódico da Heliyon. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos. Atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas, impacto e similaridade.

GUILHERME HENRIQUE DUARTE DE OLIVEIRA é graduado em Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP, 2011), fez doutorado no programa de pós-graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento na EESC (PPG-SHS, EESC/USP, 2016). Foi pesquisador pós-doutor na Escola de Engenharia Mauá (EEM/IMT, 2016-2019) e na Queen’s University (Kingston, Canadá, 2017-2018). Foi docente na Universidade Paulista (UNIP, 2020-2021) e na Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2021-2022), tendo lecionado para cursos de graduação em Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia Ambiental e Tecnologia em Meio Ambiente. Atua nas áreas de engenharia sanitária e biotecnologia ambiental, principalmente nos temas de tratamento de águas residuárias, biodegradação de micropoluentes, recuperação de energia, de biopolímeros e outros produtos microbianos de interesse.

JULIO CESAR MOLINA é Engenheiro Civil formado pela FEIS/UNESP em 2001, Mestre em Engenharia Civil na área de Estruturas (FEIS/UNESP, 2004) e Doutor em Engenharia Civil também na área de Estruturas (SET/EESC/USP, 2008). Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Engenharia de Estruturas (SET/EESC/USP, 2008-2012) sendo um período no exterior, no Department of Civil & Environment (Michigan State University/USA, 2011). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia de Estruturas da EESC/USP e credenciado ao junto ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da FEG/UNESP (área de Materiais Lignocelulósicos) com orientações regulares de alunos em nível de mestrado e doutorado. Junto à UNESP/Itapeva integra os grupos de pesquisa do CNPq Desenvolvimento de Produtos Lignocelulósicos e Simulação e Modelagem Computacional. Na EESC/USP integra os grupos de estudos sobre Estruturas de Madeira, Estruturas Mistas de Madeira e Concreto e Estruturas em Situação de Incêndio. Integra o Conselho Fiscal Instituto Brasileiro da Madeira e das Estruturas de Madeira – IBRAMEM e integra as Comissões de Estudos – Estruturas de Madeira e Madeira Serrada – da Associação Brasileira de Normas Técnicas. É assessor científico da FAPESP, CNPq, FIPAI e Propq/UFSCar, e revisor de vários periódicos nacionais e internacionais.

MAICON GOUVÊA DE OLIVEIRA é natural de Araraquara, casado, pai de duas filhas, ex-aluno de graduação e pós-graduação da EESC e e ex-jogador de futsal do CAASO, quando aluno. É Professor de Gestão de Tecnologia e Inovação do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Autor do primeiro livro brasileiro de roadmapping (“Roadmapping: uma abordagem estratégica para o gerenciamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias”) é ex-professor associado do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no Campus Avançado de Poços de Caldas e ex-presidente do Instituto de Inovação e Gestão do Desenvolvimento de Produtos (www.igdp.org.br). Tem doutorado e mestrado em Engenharia de Produção e graduação em Engenharia Mecânica (ênfase projetos de produto) pela EESC-USP. Fez doutorado sanduíche e pós-doutorado no Centre for Technology Management (CTM), Institute for Manufacturing (IFM), University of Cambridge, UK. Áreas de trabalho: gestão estratégica da inovação, roadmapping, digitalização da gestão da inovação, servitização e sistemas produto-serviço, desenvolvimento de produtos e empreendorismo tecnológico.

PATRICIA HENNIG OSMARI é natural de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Engenheira civil formada na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2014), durante a graduação, foi bolsista de graduação sanduíche pelo Programa Ciência sem Fronteiras na University of Texas at Austin – UT-Austin, onde trabalhou no Infrastructure Materials Performance and Characterization – IMPACT Laboratory. Também foi bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq na UFSM participando dos grupos de pesquisa GEPPASV e GEPECON, onde trabalhou com misturas asfálticas, materiais geotécnicos e concretos. É mestre em Geotecnia, com ênfase em pavimentação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ (2016), e doutora em Geotecnia, com ênfase em pavimentação, pela COPPE/UFRJ (2021). Tem experiência de pesquisa na área de materiais para pavimentação, com ênfase em ligantes asfálticos, matrizes de agregados finos, misturas asfálticas, investigação multiescala, reologia e materiais sustentáveis.
A professora Patrícia não pode estar presente à recepção, porque, no momento, realiza estágio pós-doutoral na University of Palermo – UNIPA financiada pela Marie Skłodowska-Curie Actions (Individual Fellowships) do programa Horizon 2020 da Comissão da União Européia.

PEDRO DE OLIVEIRA CONCEIÇÃO JUNIOR é natural de Garça (SP) e tem 29 anos. Doutor em Engenharia Elétrica (2020) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com período de estágio de pesquisa BEPE/FAPESP na Università degli Studi di Napoli Federico II, Itália (2017-2018), realizou pós-doutorado (2021-2022) no centro de pesquisa Inovação em Manufatura e Engenharia de Precisão (IMEP/USP) e atualmente é Professor Doutor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL). Em 2022, recebeu o reconhecimento ‘Senior Member’ do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) e passou a integrar o corpo editorial do periódico internacional IEEE Sensors Journal. Desenvolve atividades de pesquisa científica na área de métodos indiretos de monitoramento de processos e automação de sistemas, atuando principalmente nos temas de emissão acústica, transdutores piezelétricos, processamento digital de sinais, aprendizado de máquina, reconhecimento de padrões, e diagnóstico de falhas.

ROBERTO EIKI OSHIRO possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2004), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2010) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(2016). Atualmente é revisor de periódico da Latin American Journal of Solids and Structures (Impresso), Revisor de periódico da Internacional Journal of Impact Engineering, revisor de periódico da Theoretical and Applied Fracture Mechanics, revisor de periódico da Mechanics Based Design of Structures and Machines e Revisor de periódico da Heliyon. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos. Atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas, impacto e similaridade.