COMUNICADOS

EESC participará do Enade 2014

13/08/2014

A USP aderiu em caráter experimental, através de um acordo de cooperação com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O acordo de cooperação terá a duração de três anos, de 2013 a 2015, e confere à USP a prerrogativa de acompanhar e avaliar o desenvolvimento do processo.

De acordo com a Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007, Art. 33-D, o Enade, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.

Na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), foram inscritos, conforme orientações da Pró-Reitoria de Graduação, todos os concluintes dos cursos de:

Engenharia Aeronáutica;Engenharia Ambiental;Engenharia Civil;Engenharia de Materiais e Manufatura;Engenharia de Produção Mecânica;Engenharia Elétrica – Ênfase em Eletrônica;Engenharia Elétrica – Ênfase em Sistemas de Energia e Automação;Engenharia Mecânica - Ênfase em Materiais Metálicos;Engenharia Mecânica – Ênfase em Projetos;Engenharia Mecânica – Ênfase em Mecânica Plena; eEngenharia Mecatrônica.

Segundo o inciso II, do artigo 1º da Portaria Normativa 8/2014 do Ministério da Educação, são considerados alunos concluintes aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2015, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso.

Oportunamente, a Comissão de Graduação enviará orientações a todos os alunos inscritos no Enade.

Informações adicionais e o manual de instruções podem ser obtidos no site portal.inep.gov.br/enade. Em caso de dúvidas encaminhar e-mail para Comissão de Graduação da EESC através do endereço cg@eesc.usp.br.