COMUNICADOS

Encontro entre Fapesp e pesquisadores do Campus de São Carlos aconteceu nesta semana

14/10/2022

Na última segunda-feira, dia 10, o Conselho Gestor do Campus de São Carlos promoveu um encontro para apresentar e discutir as ações e perspectivas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com participação do presidente da instituição, professor Marco Antonio Zago, e também do diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo, professor Carlos Américo Pacheco. Confira abaixo os vídeos da apresentação e das discussões.

O evento contou com a presença do reitor da USP, professor Carlos Gilberto Carlotti Junior, e de diretores e pesquisadores das Unidades e Órgãos locais (EESC, IAU, ICMC, IFSC, IQSC e PUSP-SC).

 

O presidente do Conselho Gestor, professor Edson Cezar Wendland, abriu o encontro e, em suas palavras de boas-vindas, destacou o grupo de personalidades extremamente qualificadas ali presentes para a discussão, tão importante para o futuro da pesquisa no campus.

Na sequência, o reitor da USP falou da necessidade de uma aproximação ainda maior entre a USP e a agência de fomento. “Ter a Fapesp ao nosso lado nas decisões, eu acho extremamente importante. Essa iniciativa do professor Zago e do professor Pacheco vai ao encontro de uma preocupação que eu tenho, de que a Fapesp tenha mais relações institucionais com as universidades para colaborar com o nosso planejamento” destacou.

Durante o evento, os convidados da Fapesp fizeram uma apresentação com números da ciência e tecnologia no Estado de São Paulo, orçamento, inovação tecnológica, centro de pesquisa aplicada, impacto da pesquisa, estratégias da fundação e desafios para os próximos anos, considerando o reflexo da pandemia. Também apresentaram dados do campus de São Carlos, em relação à submissão e concessão de projetos, valores contratados e a evolução do cenário nos últimos anos. 

 

Abertura e Apresentação de Dados

 

 

Discussão e Considerações