Lançamento: Livro didático intitulado Introdução à Termodinâmica

12/07/2024

Os professores José Mária Sáiz Jabardo, professor aposentado do Departamento de Engenharia Mecânica (SEM) da EESC e professor Catedrático da Universidade da Coruña (UDC); Luben Cabezas Gómez, professor associado do SEM e Pablo Fariñas Alvariño, professor Titular de Universidad do Departamento de Ingeniería Naval e Industrial da UDC, publicaram recentemente o livro intitulado "Introdução à Termodinâmica", pelo Servizo de Publicacións da UDC, na Coruña.

A obra é de cunho didático e contribui com o esforço dos professores da área de Termociências e Mecânica dos Fluidos do SEM e da área de Construcciones Navales da UDC na produção de material didático endereçado para estudantes de graduação.

O texto tem por objetivo proporcionar uma visão prática através de uma introdução teórica a cada tema, complementada por uma série de exemplos e problemas resolvidos em detalhe, com o objetivo de preparar o leitor na técnica de modelagem de problemas práticos de engenharia. Como epílogo de cada capítulo, uma série de problemas não resolvidos é proposta com o objetivo de incentivar a prática individual do leitor. O texto foi desenvolvido com base em cursos introdutórios de termdinâmica nas carreiras de Engenharia Mecânica e afins. O material pode, no entanto, servir de referência introdutoria em programas de pós-graduação em Engenharia Mecânica.

A obra pode ser adquirida pelo site (Catálogo de Publicacións – SPUDC) do Servizo de Publicacións da Universidade da Corunã, situada na Coruña, Espanha.

Seguem os dados da publicação:

- Sáiz Jabardo, J.M., Cabezas-Gómez, L., Alvariño, P.F., Introdução à Termodinâmica, Universidade da Coruña, Servizo de Publicacións, 1ra ed., 800p, 2024. ISBN:978-84-9749-857-9