COMUNICADOS

Professor da Flórida ministra palestra sobre mercado global na EESC

13/06/2013

No próximo dia 24, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP receberá o professor Michael Leslie, da Universidade de Flórida, para ministrar a palestra “Comunicando a diversidade: A chave para o sucesso no mercado global do século 21”. O evento ocorrerá no Departamento de Engenharia da Transportes da EESC, às 11 horas.

A palestra discutirá funções e responsabilidade de negócios, educação e governo na preparação de seus alunos e de empresários para atuarem com eficácia no mercado multicultural e global do século 21.

Para isso, serão abordados os passos que as empresas brasileiras podem tomar para tornar suas equipes mais diversificadas e criarem uma imagem mais positiva de si mesmas para o mercado.

Na ocasião será revisto como alguns setores (privado e público) apoiam as iniciativas que têm trabalhado para diversificar os negócios nos Estados Unidos, e as empresas habilitadas a vender de forma mais eficaz, tanto no mercado nacional e internacional, e considerar como estratégias semelhantes podem ser lucrativamente empregadas por empresas e pelo governo brasileiro.

Sua aplicação na grande área dos transportes se insere na dimensão estratégica. Pelo fato de sermos um país em pleno desenvolvimento, atraímos investimentos de grandes corporações e governos, inclusive nos projetos e obras de infraestrutura em transportes. Desse processo, derivam pesquisas, produtos, serviços os mais diversos, muitos deles associados à grande área dos transportes. Técnicas que nos levem a “trabalhar melhor” as questões culturais e que promovam uma melhor comunicação entre todos os níveis desse processo tornam-se fundamentais ao futuro profissional ou pesquisador em transportes.

O palestrante é professor titular do Departamento de Telecomunicações e Coordenador em Jornalismo e Comunicação da Universidade da Flórida. Recebeu seu título de Ph.D em International Communication pela Universidade de Washington – Seattle em 1983.

Leslie ministra cursos de pós-graduação em comunicação internacional, mídia, intercultural e raça, gênero e classe, além de cursos para a graduação e também pesquisas acerca da questão cultural sobre o impacto do conteúdo de mídia na sociedade.

O Anfiteatro Jorge Caron está localizado no campus 1 da USP situada à Av. Trabalhador são-carlense, nº 400, no Parque Arnold Schimidt.